Indústria da RMVale perdeu 4.400 postos de trabalho em 2015
Somente em junho, a indústria da região perdeu 850 empregos


Somente em junho, a indústria da região perdeu 850 empregos
Agência Brasil
A indústria da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) perdeu aproximadamente 4.400 postos de trabalho no primeiro semestre de 2015. O levantamento é da Pesquisa do Emprego, realizada mensalmente pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
Na região, três diretorias regionais do Ciesp acompanham as indústrias das 39 cidades da RMVale. Na diretoria de Taubaté (região composta por 28 cidades), o nível de emprego industrial no primeiro semestre de 2015 teve um acumulado de -4,96%, representando uma queda de aproximadamente 2.700 postos de trabalho.
Na diretoria de São José dos Campos (região composta por oito cidades), o acumulado nos seis primeiros meses do ano foi de -2,40%, o que representa uma queda de aproximadamente 1250 postos de trabalho. Em Jacareí (região composta por três municípios), o índice no mesmo período foi de -3,39%, representando uma queda de aproximadamente 450 postos de trabalho.
De acordo o levantamento, o índice em Taubaté foi influenciado pelas variações negativas dos setores de Metalurgia (-3,01%); Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos (-1,90%); Produtos Alimentícios (-0,86%) e Máquinas e Equipamentos (-0,51%).
Em São José, as variações negativas dos setores de Máquinas e Equipamentos (-7,94%); Produtos Alimentícios (-2,22%); Veículos Automotores e Autopeças (-0,82%) e Produtos de Borracha e de Material Plástico (-0,86%) foram os que mais influenciaram o cálculo.
Já em Jacareí, o índice foi influenciado pelas variações negativas dos setores de Produtos de Borracha e de Material Plástico (-6,77%); Bebidas (-0,99%); Produtos Têxteis (-1,93%) e Máquinas e Equipamentos (-2,53%).
“Claro que é um problema estar no negativo, mas não é um absurdo se compararmos a nossa região a de outras cidades. O que está acontecendo é que se por algum motivo o funcionários saem, as empresas não estão repondo. A área de auto peças, por exemplo, está muito crítica. Por outro lado, o pessoal que fornece a Embraer, por exemplo, está mantendo”, disse Almir Fernandes, diretor do Ciesp de São José.
Para Fernandes, o nível de emprego das indústrias em 2015 deve ser pior que o do ano passado. “O problema é que no ano passado quando tínhamos [São José] negativo, Taubaté ou Jacareí apresentavam saldo positivo. Agora está todo mundo negativo, isso que é ruim. No ano passado, toda a indústria de São Paulo perdeu 130 mil empregos, a gente acredita que esse ano vai ser 150 mil”, comenta.
Junho
Somente em junho deste ano, a indústria da RMVale perdeu aproximadamente 850 postos de trabalho.São José apresentou resultado negativo de -0,76% no mês (400 postos de trabalho), Taubaté -0,58%, (300) e Jacareí -1,14% (150).
Últimos 12 meses
Nos últimos 12 meses, as 39 cidades da RMVale acumulam uma queda de aproximadamente 7.400 postos de trabalho -Taubaté (4.600), São José dos Campos (2.150) e Jacareí (650).
Posts Relacionados

Calçada de 130 km para romeiros na Dutra: veja o que se sabe sobre projeto até Aparecida

Chuva mata oito bovinos, alaga casa e provoca deslizamento em rodovia no Vale do Paraíba

EDP investe R$ 4,5 milhões para ampliar capacidade energética de Lorena em 15%
