Há pelo menos duas semanas, a população de vários estados brasileiros está orientada a ficar em casa, cumprindo a quarentena de prevenção ao novo coronavírus. Mas como muitos sabem esse período não para se isolar socialmente, é também momento de tomar alguns cuidados em casa para evitar a contaminação. As dicas valem também para quem precisa sair às ruas ou trabalhar neste período.
O Portal Meon bateu um papo com a médica especialista em saúde pública e professora da Unitau em Taubaté, Stella Zöllner, que tirou as principais dúvidas do que fazer e como se comportar durante a quarentena. Confira:
Meon- Quais são as principais orientações para o dia a dia das pessoas nesse período?
Stella- Obedecer sempre rigorosamente as orientações médicas, fazer as práticas higiênicas preconizadas pelo Ministério da Saúde, praticar isolamento dentro do ambiente domiciliar (exemplo ficar sozinho em um quarto), ficar em casa, e observar sintomas e procurar serviço de urgência se ficar com falta de ar.
Meon- Como deve ser o comportamento das pessoas que moram na mesma casa da pessoas com caso suspeito ou confirmado de Covid-19?
Stella- Respeitar o espaço de isolamento do doente permanecendo em outro ambiente, obedecer sempre rigorosamente as orientações médicas, fazer as práticas higiênicas preconizadas pelo Ministério da Saúde e ficar em casa.
Meon- Qual a orientação para quem tem doenças crônicas?
Stella- Obedecer sempre rigorosamente as orientações médicas, fazer as práticas higiênicas preconizadas pelo Ministério da Saúde, ficar em casa e não receber visitas
Meon- Como deve ser a alimentação e a hidratação nesse período?
Stella- Qualquer pessoa que queira conservar ao máximo a saúde deve se alimentar de maneira saudável incluindo frutas, legumes e ingestão abundante de água, sucos de frutas e chás para se hidratar bem. Respeitar as necessidades alimentares, de hidratação e de repouso favorecem um bom estado de equilíbrio orgânico para as pessoas.
Meon- Quais os riscos da auto-medicação?
Stella- A auto-medicação é sempre muito ruim e nunca deve ser praticada, pois pode gerar grandes danos ao organismo. Cada profissional tem o treinamento e o conhecimento necessários para seu exercício profissional, e isso deve ser respeitado. Prescrição de medicamentos é um dever de profissionais habilitados para isso, que conhecem as ações, indicações e contra-indicações dos remédios.
Meon- Qual o momento certo de procurar o médico?
Stella- Neste momento, em relação à Covíd-19, se os sintomas forem leves e o estado geral bom, fique em casa. Mas se houver agravamento, principalmente falta de ar, procure o serviço de saúde (prontos atendimentos, pronto-socorros)
Meon- A vacina contra gripe tem contra-indicações? Principalmente para os grupos de risco?
Stella- A vacina contra a gripe protege somente contra a gripe (doença provocada pelo vírus Influenza), a vacina contra a gripe é segura, eficiente e pode ser tomada pela maioria das pessoas, inclusive idosos, gestantes e pacientes HIV+. Existem raríssimas contra-indicações para a utilização da vacina contra a gripe, sendo que os profissionais da área de vacinação sabem orientar as pessoas nesse sentido. A vacina contra a gripe está licenciada para utilização a partir de 6 meses de idade. Se a pessoa estiver protegida contra a gripe (Influenza) não adoecerá por gripe e portanto, não terá uma queda de sua resposta imune, o que facilitaria para pegar outras doenças. Por outro lado, se ficar doente com sintomas respiratórios e estiver protegida contra a gripe pela vacinação adequada, o profissional médico terá mais facilidade para excluir gripe como um possível diagnóstico, facilitando o raciocínio para pensar em outras possibilidades, inclusive Covid-19.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.