Coronavírus

RMVale tem alta nos casos de coronavírus e número de internações volta a subir em novembro

A média diária é de 226,2 infectados ao dia.

Escrito por Meon

24 NOV 2020 - 17H25 (Atualizada em 24 NOV 2020 - 17H58)

Divulgação/PMSJC

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba registrou alta no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus nos últimos 20 dias de novembro. Até dia 24, foram 4.524 casos notificados e a média diária foi de 226,2 infectados.

De acordo com o Seade, um sistema desenvolvido pelo Governo do Estado para mapear o vírus em São Paulo, a média móvel de casos registrou queda até dia 10 de novembro, após a data, a Região voltou a ter aumento nos casos confirmados.

Na última semana epidemiológica, entre os dias 16 e 22 de novembro, a RMVale confirmou 1.696 novos casos positivos da doença respiratória. Na semana anterior, foram 1.511. Já na primeira semana do mês, entre os dias 01 e 07 de novembro, foram contabilizados 1.179 casos positivos.

O secretário de Saúde de São José dos Campos, Danilo Stanzani, explicou que a cidade já se prepara para uma alta no número de casos. “Estamos enviando um novo plano ao Comitê de Enfretamento ao Coronavírus com medidas para uma segunda onda”. Ele conta que os casos tem aumentando entre os jovens devido às festas e baladas que geram aglomeração. “É preocupante porque ele pode transmitir para seus familiares”, destaca.

Disseminação do vírus

Pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC) da USP, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveram uma ferramenta que monitora em tempo real a evolução da Covid-19 no Estado de São Paulo.

O estudo apontou que a região está com um índice de 1,84 de disseminação do vírus, ou seja, a cada 100 pessoas com Covid-19 transmitem para mais 184. O percentual é o segundo maior do estado, perdendo apenas para Presidente Prudente que está em 1,96.

Este índice mostra se a disseminação do vírus está aumentando ou diminuindo. Abaixo do número 1 está diminuindo, acima mostra aumento.

A projeção feita pelo estudo aponta que o índice deve continuar aumentado até o fim do mês e chegar a 2,24.

Aumento nas internações

Desde o início do mês até o último domingo (22), a RMVale teve 954 internações. O Seade aponta que a região está com 23,6% de leitos ocupados em enfermarias e 37,9% de leitos ocupados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Em São José dos Campos, o secretário de Saúde informou que a cidade reduziu o número de leitos disponíveis para pacientes com coronavírus, mas reforçou que se os números de casos voltarem a subir, os leitos retornam. “Reduzimos os leitos e destinamos para cirurgia eletivas, mas ampliaremos, caso seja necessário”, comentou Stanzani. “Diferente de outras cidades, São José não desmobilizou o que já vinha sendo feito desde o início da pandemia”, complementa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Coronavírus

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.