Coronavírus

Taubaté vai ampliar capacidade de leitos de Covid-19 após lotação de 100% das ocupações

Prefeitura vai disponibilizar 15 novos leitos conforme necessidade hospitalar. Cidade não descarta restringir regras de flexibilização

Escrito por Caroline Corrêa

15 JAN 2021 - 12H38 (Atualizada em 15 JAN 2021 - 12H48)

Divulgação/PMT

A Prefeitura de Taubaté anunciou que vai aumentar em 20% a capacidade dos leitos para tratamento de pacientes com Covid-19. Os leitos devem estar disponíveis a partir da próxima segunda-feira (18) e serão implantados conforme a necessidade da cidade.

A medida foi anunciada na manhã desta sexta-feira (15) durante uma coletiva de imprensa com o diretor de saúde, secretário de governo e procurador geral do município. Os leitos serão disponibilizados no hospital de campanha na UPA Central e no Hospital Municipal Universitário.

Um dos principais problemas enfrentados pela cidade é a falta de profissionais de saúde para atuar na linha de frente ao enfrentamento da doença. “Temos leitos, mas não temos capital humano, recursos humanos para atender. Estamos ainda buscando possibilidades dentro da iniciativa privada”, disse Glauco Marini, diretor de saúde.

A diretoria de saúde ainda destacou que os novos leitos disponíveis podem não ser suficientes. “Possivelmente essa suplementação não seja suficiente para atender a demanda atual, diante da crescente do número de casos positivos”, afirmou Marini.

A Prefeitura informou ainda que não descarta a possibilidade de alugar equipamentos, como respiradores, já que a compra é burocrática e pode demorar. “Estamos buscando maneiras e alternativas em um tempo mínimo”, destacou o diretor.

Na última terça-feira (12), a prefeitura recebeu um ofício de reabertura do Hospital São Lucas, que está desativado. Na segunda-feira (18), ele deve receber uma vistoria da prefeitura. O local oferecerá apenas serviços ambulatórios, que não vai incluir tratamentos contra a Covid-19.

Vacinação

Durante a coletiva, questionado sobre o início da vacinação na cidade, o diretor de saúde, Glauco Marini, disse que a prefeitura trabalha com todas as possibilidades de datas e locais estratégicos para iniciar a imunização. “Não existe uma data ou horário determinado, mas a gente não descarta nenhuma possibilidade”, afirmou.

Restrições de fase

O governo do estado fará uma reclassificação de fases para esta sexta-feira (15). A previsão é que a RMVale retorne para a fase laranja. Durante o pronunciamento, a prefeitura não descartou a possibilidade de restringir as regras de flexibilização. “Se precisarmos tomar atitudes fora do Plano SP, a gente vai tomar”, afirmou o Secretário de Governança, Digão.

Ele ainda disse que as festas de fim de ano e as aglomerações feitas durante este período refletiram no aumento de casos e lotação dos leitos nos hospitais. “A palavra chave agora é responsabilidade”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Caroline Corrêa, em Coronavírus

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.