Prefeitura de Taubaté diz que indicadores do coronavírus se mostraram estáveis no mês de agosto

Indicadores são usados pelo Governo do Estado para avaliação permanência de fases do Plano São Paulo

Escrito por: Da redação3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
Arquivo/Meon
A mudança aconteceu após uma decisão na Justiça (Arquivo/Meon)

A Prefeitura de Taubaté informou que o município está conseguindo manter os cinco principais indicadores de enfrentamento ao coronavírus durante o mês de agosto. Os dados são do balanço da Vigilância Epidemiológica divulgados nesta quinta-feira (20).

A avaliação leva em conta valores mínimos e máximos, além das médias obtidas entre os dias 1 e 20 deste mês. Entre os indicadores observados estão: taxas de isolamento social, taxas de ocupação de leitos de UTI, variação diária de novos casos, quantidade diária de pacientes internados e a taxa de letalidade.

Estes indicadores entre aqueles utilizados pelo governo do Estado para decidir sobre a manutenção, progressão ou recuo de fases dentro do Plano São Paulo.

Segundo a Prefeitura, durante os 20 dias do mês, o termômetro virtual da quarentena de Taubaté permaneceu com a cor amarela, que representa risco médio. “Isto representa dizer que, em todos estes dias, houve registro de um indicador que compõe o termômetro com a cor vermelha e dois indicadores com a cor verde”, diz trecho da nota da Prefeitura.

O retorno gradual das atividades comerciais com a flexibilização e o consequente maior movimento de público impactaram diretamente nas taxas de isolamento social. Ainda assim, a taxa média no período atingiu 40,5%.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI HMUT/UPA Central também seguiu estável, com uma média de 46,9% em 20 dias. A variação diária de novos casos confirmados chegou a uma média de 2,44%. Em média, 107 pacientes taubateanos estiveram internados diariamente durante estes 20 dias de agosto. A taxa de letalidade do coronavírus também indicou estabilidade e atingiu uma média de 2,9%.

Confira abaixo os indicadores analisados em agosto:

Taxa de isolamento social

Melhor indicador – 49% em 3 de agosto

Pior indicador – 37% em 14 e 15 de agosto

Média de 40,5%

Taxa de ocupação de leitos de UTI HMUT/UPA Central

Melhor indicador – 37,5% em 18 de agosto

Pior indicador – 57,5% em 5 de agosto

Média de 46,9%

Variação diária de novos casos

Melhor indicador – 0,7% em 2 e 15 de agosto

Pior indicador – 6,6% em 12 de agosto

Média de 2,44%

Número diário de internados

Melhor indicador – 93 internados em 15 de agosto

Pior indicador – 120 internados em 5 de agosto

Média de 107 internados

Taxa de letalidade

Melhor indicador – 2,82% em 9 e 13 de agosto

Pior indicador – 3,02% em 3 e 17 de agosto

Média de 2,9%

Tags:CoronavírusdestaquerotativoPublicado em: