Por Meon Em Informe Publicitário Atualizada em 22 SET 2020 - 14H54

Com setor de TI em ascensão, cresce procura por qualificação na área

Para facilitar a entrada de jovens no mercado, Senac São José dos Campos e Pindamonhangaba abrem inscrições para Ensino Médio Técnico em Informática




Um dos setores que mais cresce no Brasil, a tecnologia da informação deve contratar 70 mil profissionais por ano até 2024, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Quem vem sentindo os reflexos do aquecimento dessa área são as redes de ensino que ofertam cursos de capacitação, habilitação e qualificação profissional. Em São José dos Campos e Pindamonhangaba, as unidades Senac formaram quase 7 mil alunos para a área de TI nos últimos três anos e têm sido uma importante via de acesso ao mundo do trabalho.

De acordo com Ana Cláudia Galhardo Palma, gerente do Senac São José dos Campos, tornou-se comum abrir turmas extras devido à grande procura, principalmente na área de aplicativos, e nas formações de nível técnico. “Os alunos que estão em busca de uma habilitação profissional e de um diferencial para ingressar no mercado se interessam bastante pelo Técnico em Informática. No nível de ensino livre, o Excel 2019 e Excel Avançado são outros cursos muito procurados e desenvolvem no estudante conhecimentos aprofundados em planilhas”, comenta.

A alta demanda por cursos de Excel também é sentida em Pindamonhangaba. “Essa capacitação é fundamental para quem vai ocupar cargos que envolvam planejamento, controle e organização. O curso é focado nas necessidades do mercado e prepara a turma para desenvolver suas atividades com proficiência. Recebemos alunos que estão procurando recolocação no mercado e percebem a importância de estarem preparados, e profissionais que já estão empregados, mas precisam desenvolver habilidades específicas”, reforça Karina Dalprat, gerente do Senac Pindamonhangaba.

Novo olhar para o mercado

De olho nas tendências de mercado e no crescimento do setor de TI, o Senac São Paulo lançou em 2019 o Ensino Médio Técnico em Informática, curso que visa à formação integral e proporciona que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e um projeto de vida, preparados para o ENEM e demais exames de admissão das universidades brasileiras.

Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale), importante polo tecnológico que atrai cada vez mais indústrias e startups, Pindamonhangaba foi a primeira cidade a receber o curso e as duas primeiras turmas estão em andamento durante o ano letivo 2020. A partir de 2021, o Ensino Médio Técnico em Informática também terá início no Senac São José dos Campos.

No fim de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mercado de trabalho como estagiário. Após o primeiro ano, ele recebe o título de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores. No segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores. E, no terceiro ano, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais. Ao término do Ensino Médio Técnico em Informática, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e, assim, iniciar de imediato sua vida profissional.

As inscrições já estão abertas nas duas unidades e podem ser feitas pelo Portal Senac: www.sp.senac.br/ensinomedio. Os interessados em conhecer mais sobre o Ensino Médio Técnico em Informática podem agendar reuniões virtuais com a coordenação pelos e-mails ensinomedio.sjc@sp.senac.br e pindamonhangaba@sp.senac.br.

Descontos Senac

Egressos de escolas públicas (estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental), alunos, ex-alunos e dependentes de contribuintes do Senac têm desconto de 20% no curso.

Senac São José dos Campos
Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP
Informações: 
sp.senac.br/ensinomedio
Senac Pindamonhangaba
Endereço: Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP
Informações: 
sp.senac.br/ensinomedio

Fonte: Senac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Informe Publicitário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.