Irã firma novo acordo de cooperação nuclear com AIEA

Entendimento busca retomar inspeções e fortalecer compromissos internacionais

Escrito por: Da redação1 min de leitura
png

O Irã anunciou nesta terça-feira (9) um novo acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para retomar a cooperação nuclear, após suspender atividades em junho. O acordo foi firmado em reunião no Cairo entre o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, e o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi.

👉 Receba as principais notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

O entendimento estabelece uma “nova forma” de cooperação entre o Irã e a AIEA, após críticas do país à agência devido a ataques recentes a suas instalações nucleares. Grossi afirmou que o acordo é um passo importante para garantir a estabilidade regional e assegurar que o Irã cumpra seus compromissos internacionais.

O governo iraniano também destacou que a retomada da colaboração nuclear é essencial para manter a transparência do programa atômico e evitar tensões com a comunidade internacional. O acordo prevê inspeções regulares e monitoramento das atividades nucleares, garantindo maior controle sobre o programa do país.

Tags:destaqueirãrotativoPublicado em: