Jacareí amplia vacinação contra sarampo após alerta de novos casos no Estado
Unidade Municipal de Saúde Central terá atendimento especial na sexta-feira (10) e sábado (11) para reforçar a imunização da população

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou o alerta à população sobre o risco de transmissão do sarampo após a confirmação de novos casos da doença no Estado de São Paulo. Em junho, foram registrados cinco casos no município de São Paulo, sendo quatro em crianças — duas menores de 1 ano e duas com 1 ano de idade — e um em adulto entre 20 e 24 anos. Todos os pacientes não estavam vacinados.
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
Para ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população, a Unidade Municipal de Saúde Central terá funcionamento especial nesta sexta-feira (10) e sábado (11) para aplicação da vacina contra o sarampo e outros imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação.
A unidade, localizada na Avenida Senador Joaquim Miguel Martins de Siqueira, nº 75, no Centro, atenderá na sexta-feira, das 8h às 16h, e no sábado, das 8h às 14h.
A vacinação contra o sarampo é realizada com a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. O esquema recomendado prevê a primeira dose para crianças aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.
Pessoas com até 29 anos devem ter duas doses da vacina, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Já adultos de 30 a 59 anos devem possuir pelo menos uma dose. Trabalhadores da área da saúde precisam ter duas doses da tríplice viral, independentemente da idade.
Além da Unidade Central, as 19 Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSFs) de Jacareí também realizam a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Quatro unidades — Cidade Salvador, Jardim das Indústrias, Parque Santo Antônio e Santa Cruz dos Lázaros — oferecem atendimento em horário ampliado, das 8h às 19h, com distribuição de senhas até as 18h.
A Secretaria de Saúde também orienta atenção especial aos viajantes. Pessoas que retornarem de viagem e apresentarem febre acompanhada de manchas vermelhas pelo corpo devem procurar atendimento imediatamente nas UPAs Dr. Thelmo ou Parque Meia-Lua, informando o histórico de deslocamento.
Segundo a pasta, a identificação rápida de casos suspeitos é essencial para interromper a circulação do vírus e evitar novos registros da doença.
“O sarampo é uma doença altamente contagiosa, mas pode ser prevenido com a vacinação. Por isso, é fundamental que a população aproveite essa oportunidade para conferir a caderneta de vacinação e manter a imunização em dia”, destacou a secretária de Saúde, Aguida Fernandes.
Foto: PMJ
Posts Relacionados

Com fluxo histórico, operação no Vale do Paraíba encerra peregrinação a Aparecida sem vítimas

Mulher de 33 anos morre após agressão por arma branca na Vila Tesouro, em São José

Engavetamento entre carreta e quatro carros deixa feridos e paralisa a Via Dutra em Pindamonhangaba
