Jacareí divulga cronograma de combate ao escorpião em agosto
Equipes da Vigilância em Saúde realizarão buscas ativas diurnas e noturnas em escolas, bairros e no Terminal Rodoviário

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde, divulgou o cronograma de ações de controle, monitoramento e combate a escorpiões previsto para o mês de agosto. As atividades incluem vistorias diurnas em locais de grande circulação e buscas ativas noturnas em áreas públicas, bueiros e escolas municipais.
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
As ações noturnas focam em regiões onde houve registro recente de aumento de espécimes e em locais onde o animal tem maior atividade biológica. Já as inspeções diurnas visam mapear potenciais abrigos e orientar a população vizinha.
A administração reforça que o Ministério da Saúde não recomenda o uso de inseticidas contra escorpiões, pois os produtos podem desalojar o animal sem eliminá-lo, aumentando o risco de acidentes. A principal forma de prevenção é evitar o acúmulo de entulhos e vedar ralos, frestas e pias.
Cronograma de Ações de Agosto em Jacareí
- 5/8 (Quarta-feira) – Busca Ativa Noturna: EMEI Profa. Guaraci da Rocha Simplício (Jardim Califórnia)
- 10/8 (Segunda-feira) – Busca Ativa Diurna: Parque dos Sinos
- 11/8 (Terça-feira) – Busca Ativa Noturna: EMEF Prof. Décio Moreira (Jardim Califórnia)
- 17/8 (Segunda-feira) – Busca Ativa Diurna: Parque Califórnia
- 19/8 (Quarta-feira) – Busca Ativa Noturna: EMEI Profa. Irineu Idalgo Sanches Filho (Jardim Esperança)
- 24/8 (Segunda-feira) – Busca Ativa Diurna: Rodoviária de Jacareí (Jardim Marcondes)
- 26/8 (Quarta-feira) – Busca Ativa Noturna: EMEF Profa. Silvia Aparecida Rezende Barreto (Jardim Esperança)
Em caso de picada de escorpião, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente na UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz, localizada na Avenida Davi Monteiro Lino, s/nº, no Centro, próximo ao Parque da Cidade. A unidade é a referência municipal para esse tipo de emergência e conta com estoque de soro antiescorpiônico.
Já para notificações de avistamento, a recomendação é não tentar manipular o animal. O munícipe deve registrar o chamado junto à Prefeitura por meio do telefone 156, do número 0800 016 3010 ou presencialmente no balcão do Atende Bem, situado na Praça dos Três Poderes, nº 73, no Centro.
Posts Relacionados

Sete procurados pela Justiça são capturados em menos de seis horas no Vale do Paraíba

Prefeitura entrega novo Centro Especializado em Reabilitação

125 presos não retornam da saída temporária no Vale e Litoral Norte
