Projeto de Lei quer criar sessões de cinema para crianças e adolescentes autistas em Taubaté
As exibições para esse público terão as luzes levemente acesas e o volume será mais baixo que o habitual

Um projeto de lei quer inserir sessões especiais destinadas à crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e suas famílias em Taubaté. O texto foi aprovado em primeira votação pela Câmara Municipal na noite desta terça-feira (29).
A autora da proposta, vereadora Vivi da Rádio (Republicanos), afirmou que o acesso dos autistas ao cinema “não é uma tarefa fácil” por questões como a dificuldade de concentração e a necessidade de permanecer longos períodos sentados.
“O acesso dos consumidores com TEA ao cinema não é uma tarefa fácil. A hiperatividade, a sensibilidade auditiva e visual, a dificuldade de concentração e a necessidade de permanecer sentado por longo tempo torna uma sessão convencional de cinema, para essas pessoas, um desafio por vezes intransponível”, justificou a parlamentar.
Segundo especificado no projeto de lei, as sessões de cinema destinadas a esse público não terão publicidade, terão as luzes levemente acesas e o volume será mais baixo que o habitual.
Cada uma das salas de exibição deverá contar com o símbolo mundial do espectro autista na entrada como forma de identificação. O preço do ingresso não será afetado com a proposta.
O documento necessita passar por uma segunda discussão e votação na casa legislativa para, se aprovado, ser encaminhado à sanção do prefeito José Saud (MDB).
Posts Relacionados

PM prende quatro homens em ocorrências policiais em cidades do Vale do Paraíba

Calçada de 130 km para romeiros na Dutra: veja o que se sabe sobre projeto até Aparecida

Chuva mata oito bovinos, alaga casa e provoca deslizamento em rodovia no Vale do Paraíba
