Litoral Norte tem 15 praias impróprias para banho no feriado de 7 de Setembro; veja a lista
Boletim aponta pontos em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba

O feriado prolongado de 7 de Setembro terá 15 praias do Litoral Norte de São Paulo classificadas como impróprias para banho, segundo o boletim de balneabilidade divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nesta quinta-feira (3).
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
As praias estão distribuídas entre quatro cidades da região: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. O alerta é especialmente importante para moradores e turistas que pretendem passar o fim de semana prolongado no litoral.
Em todo o estado de São Paulo, a Cetesb identificou 31 praias impróprias para banho. Metade delas está no Litoral Norte, que concentra 15 pontos com classificação negativa nesta semana.
Veja as praias impróprias no Litoral Norte
Caraguatatuba
- Cocanha
Ilhabela
- Portinho
- Feiticeira
- Grande
São Sebastião
- Prainha
- São Francisco
- Arrastão
- Pontal da Cruz
- Porto Grande
- Preta do Norte
Ubatuba
- Itaguá — dois trechos
- Enseada
- Perequê-Mirim
- Lázaro
Como é feita a classificação
A Cetesb realiza semanalmente o monitoramento da qualidade da água do mar em 175 pontos do litoral paulista. A classificação considera análises microbiológicas realizadas a partir de amostras coletadas durante cinco semanas consecutivas.
Entre os indicadores utilizados estão bactérias associadas à poluição fecal, como os enterococos, Escherichia coli e coliformes termotolerantes. Para as águas marinhas, a praia pode ser considerada imprópria quando os níveis de enterococos ultrapassam os limites estabelecidos pela legislação.
A classificação de uma praia também pode ser alterada em situações específicas, como derramamento de óleo, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou surtos de doenças de transmissão hídrica.
Atenção durante o feriado
A recomendação é que banhistas consultem a classificação da Cetesb antes de entrar no mar e evitem os pontos indicados como impróprios. A condição da água é atualizada semanalmente e pode mudar de acordo com os resultados das novas análises.
O Litoral Norte deve receber grande movimento durante o feriado prolongado da Independência, principalmente nas praias de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Posts Relacionados

Homem e menina de 12 anos morrem em colisão frontal no Contorno Sul, em São Sebastião

Litoral Norte terá 85 guarda-vidas temporários para a temporada de verão

Tamoios tem bloqueios para obras em Caraguatatuba e Jambeiro nesta terça
