Litoral Norte

Ilhabela apresenta “A Espera dos Reis na Casa Caiçara” neste sábado (6)

Apresentação será no Parque Fazenda Engenho D’água

Escrito por Meon

05 JAN 2024 - 18H00

Divulgação/PMI

A Secretaria da Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), em colaboração com a Prefeitura de Ilhabela, tem a satisfação de apresentar, neste sábado (6) às 19h, a peça teatral intitulada "A Espera dos Reis na Casa Caiçara", a ser realizada no encantador Parque Fazenda Engenho D’água.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

O enredo narra a história de uma família caiçara que se prepara com entusiasmo para receber a visita da Folia de Reis em sua residência. Ao longo desse período de expectativa, desenrolam-se diversas situações que destacam os costumes e tradições dos povos que vivem à beira-mar, incluindo o peculiar modo de expressão, os conhecimentos e práticas culturais.

Para marcar o desfecho do espetáculo e encerrar o período de visitas e celebrações, o último grupo de Folia de Reis existente no município, o Raízes de Ilhabela, apresentará as mais tradicionais músicas dessa relevante expressão cultural.

Desde os dias que antecedem o Natal, o grupo tem percorrido as casas de moradores que valorizam essa tradição, atravessando as ruas da cidade com seus instrumentos musicais e cânticos.

A Folia de Reis, uma manifestação cultural que retrata a história bíblica da visita dos Reis Magos ao recém-nascido Jesus, é trazida à vida por esses grupos. Segundo a tradição, uma estrela os guiou até Belém no final da noite.

Assim, à meia-noite, os grupos visitam as casas dos moradores, por vezes despertando-os. Os anfitriões que acolhem os músicos oferecem alimentos e presentes, e os integrantes expressam sua gratidão, seguindo para o próximo destino, visitando as famílias de casa em casa.

As músicas entoadas recordam a visita dos três Reis Magos e recapitulam a história de Jesus. Em Ilhabela, os músicos utilizam uma variedade de instrumentos, como viola, violão, pandeiro, viola machete, triângulo e tantã, para embalar a cantoria, que se caracteriza por versos, rimas e improvisações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...