Litoral Norte

Ilhabela conclui primeira etapa de hidrossemeadura no Centro de Triagem

Obra visa estabilizar área através de terraplanagem

Escrito por Samantha Pinto

21 FEV 2024 - 17H00

Divulgação

A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, concluiu a primeira fase do projeto de hidrossemeadura na área de retaludamento do Centro de Triagem “Nega Malu”, anteriormente conhecido como Aterro Municipal.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O objetivo dessa obra é atender aos termos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecido em 2004 entre a Prefeitura, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Ministério Público.

“A Prefeitura de Ilhabela não tem medido esforços e tem se empenhado nas obras do sistema de drenagem das águas pluviais, reconformação e geometrização dos taludes, construção de escadas hidráulicas, canaletas e caixas de passagens”, destaca a secretária de Meio Ambiente e engenheira florestal, Kátia Freire.

Entendendo o Processo

O retaludamento envolve a modificação do terreno através de terraplanagem, com o objetivo de estabilizar a área. Posteriormente, é realizada a hidrossemeadura, que consiste na revegetação dos taludes para acelerar o processo de crescimento das plantas.

A técnica de hidrossemeadura consiste na aplicação de água misturada com sementes de gramíneas e outras espécies de rápido crescimento, para otimizar a revegetação e cobrir o solo exposto, evitando erosão e perda de nutrientes. Além disso, essa técnica contribui para quebrar o impacto visual e aumentar a estabilidade dos taludes, promovendo a segurança da área e melhorando o meio ambiente.

Visita Técnica

Na segunda-feira (19), o Centro de Triagem recebeu a visita de voluntários da Fundação Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Governo de São Paulo. Esses voluntários estão envolvidos no Parque Estadual de Ilhabela, realizando atividades de educação ambiental, interação comunitária e apoio à gestão do Parque, bem como ao programa de proteção das áreas de preservação.

Durante a visita, eles puderam conhecer o sistema de reciclagem de Ilhabela e as práticas utilizadas para a correta disposição de resíduos sólidos, entulho e material vegetal na cidade. Além disso, observaram o trabalho de manutenção e recuperação dos taludes no Centro de Triagem, bem como o processo de coleta e tratamento do líquido percolado, resultante da decomposição da matéria orgânica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Pinto, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.