O leilão do Porto de São Sebastião, previsto inicialmente para acontecer até o final de 2025, foi adiado para 2026. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (22) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), durante evento no Parque Tecnológico de São José dos Campos.
Segundo o ministro, o governo federal está alinhando a realização do certame com o governo do estado de São Paulo. “A expectativa é que agora em fevereiro ou março a gente possa estar fazendo esse grande leilão que vai ampliar muito a capacidade do Porto de São Sebastião”, declarou Silvio Costa Filho em entrevista à Rede Vanguarda.
Investimentos previstos
O leilão do Porto de São Sebastião faz parte de um pacote nacional que prevê a concessão de 58 terminais portuários até 2026, com expectativa de movimentar R$ 20 bilhões em investimentos.
No caso de São Sebastião, o investimento estimado é de R$ 656 milhões. A área concedida será de 261 mil m², com prazo de 35 anos prorrogáveis por igual período. O objetivo é expandir a capacidade do terminal, que poderá movimentar pelo menos 4,3 milhões de toneladas de cargas por ano.
Entre as obras previstas estão a construção de um novo berço de atracação e a diversificação do porto, permitindo a operação de múltiplos tipos de cargas. A meta do governo federal é ampliar em até 330% o volume de cargas transportadas no terminal.
Administração atual
Atualmente, o Porto de São Sebastião é administrado pelo governo paulista desde 2007, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística (Semil).
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Trump critica ONU e disse que vai se encontrar com Lula
Presidente americano disse que encontro deve ser semana que vem
SJC: Ecomuseu CSJ realiza ação do Dia Mundial da Limpeza
Iniciativa pela sustentabilidade acontece nesta quarta-feira (24)
Nove radares novos começam a operar na RMVale
Confira os pontos de instalação
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.