Litoral Norte

Obra do píer Cabaraú é concluída em Ilhabela

Lugar é um dos pontos mais bonitos para contemplar pôr do sol

Escrito por Samantha Pinto

29 FEV 2024 - 07H56 (Atualizada em 29 FEV 2024 - 08H37)

Divulgação

A conclusão da obra do Píer do Cabaraú, um dos mais magníficos pontos para apreciar o pôr do sol em Ilhabela, foi finalizada integralmente nesta semana.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Embora inaugurado em 2016, o local foi deixado ao abandono por administrações subsequentes.

No desfecho de 2023, o píer foi aberto ao público, porém ainda aguardava a conclusão do piso metálico e outros acabamentos. Agora, o espaço está acessível a famílias e turistas em busca de lazer e observação da vida marinha, além de pescadores que o utilizam para suas atividades esportivas.

O Píer do Cabaraú também está destinado a se tornar um dos terminais de embarque e desembarque do Aquabus no futuro. “Além de ser uma estrutura importante para o turismo e lazer, essa obra foi pensada e executada para durar, pois será utilizada diariamente para o transporte de passageiros do Aquabus. O trajeto inicial será entre a balsa e o Perequê, mas o Aquabus também vai atender aos moradores do Sul na segunda etapa, que vão utilizar o píer para o deslocamento diário”, explica o secretário de Obras e Planejamento Urbano de Ilhabela, Flávio Miranda.

Materiais Duráveis

A nova estrutura do píer foi completamente restaurada, com bases em concreto armado e um novo deque de madeira. Próximo ao mar, a madeira foi substituída por um piso em aço galvanizado, semelhante ao utilizado em plataformas de petróleo.

O guarda-corpo também foi substituído e agora é feito de aço inoxidável. Essas melhorias garantem uma vida útil mais longa e resistência a danos. A área também foi equipada com iluminação em LED, tornando-a convidativa para uso mesmo durante a noite, uma característica especialmente importante para os pescadores.

Outros píeres da cidade também receberam atenção especial da prefeitura, com melhorias como a substituição de peças danificadas, reforço nos guarda-corpos, iluminação e aplicação de verniz nas peças de madeira. No Sul, o píer da Praia Grande foi entregue completamente revitalizado no mês de maio.

Na mesma região, também estão sendo realizadas melhorias nos píeres da Feiticeira e do Portinho; Engenho D’Água, no Centro; e Ponta Azeda e Armação, ao Norte.

Até 2009, Ilhabela contava apenas com três píeres - Perequê e Vila, construídos pelo governo, e o da Feiticeira, que era uma propriedade particular e foi desapropriado pelo município.

Homenagem

O Píer do Cabaraú recebeu o nome de Antônio Baltazar de Lorena em 2016, em homenagem a Seu Baltazar, como era conhecido, que faleceu em maio de 2006 aos 95 anos.

Ele teve 10 filhos e dedicou sua vida à pesca. Em 1939, foi convocado para a guerra, mas foi dispensado e posteriormente aposentado. Para sustentar sua família, continuou fazendo o que sabia melhor: pescar.

Na área conhecida como "Barrinha", onde está localizado o Píer do Cabaraú, Seu Baltazar tinha um rancho, com canoas e equipamentos de pesca.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Pinto, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.