O Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, deve ir a leilão em 2025. A informações foi divulgada inicialmente pelo jornal ‘Folha de São Paulo’, nesta terça-feira (22).
+ Leia mais notícias do Litoral Norte
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O Governo Federal pretende fazer a concessão de diversos portos no país, entre eles o de São Sebastião. O plano do Ministério de Portos e Aeroportos deve ser lançado em novembro.
Ao todo, há a previsão de concessão de 35 terminais portuários em todo o país, que somam um investimento de R$ 11 bilhões em contratos com a iniciativa privada.
A expectativa do Governo Federal é que o leilão do Porto de São Sebastião seja realizado no quarto trimestre do ano que vem, com um investimento de R$ 656 milhões.
O terminal de São Sebastião é administrado pelo Governo de São Paulo desde 2007, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística (Semil).
O governo paulista está com uma consulta aberta desde setembro para atrair empresas interessadas em investir em obras de modernização.
De acordo com a Semil, o Porto de São Sebastião passará a ter uma capacidade de movimentação de pelo menos 4,3 milhões de toneladas por ano e estará apto a receber diversos tipos de cargas. Também haverá uma nova infraestrutura de atracação de navios e um novo píer.
Segundo o governo, neste ano, de janeiro a junho, cerca de 760 mil toneladas de cargas passaram pelo porto - 57% a mais do que no mesmo período de 2023 e o dobro do volume transportado em 2022.
A principal carga movimentada no porto no ano passado foi o açúcar, seguido de barrilha - matéria-prima usada para fabricação de vidros e para a indústria de produtos de limpeza.
A consulta pública aberta pelo governo do estado para a implantação de um novo terminal no Porto de São Sebastião termina no dia 28 de novembro.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.