Prefeitos da RMVale estiveram nesta terça-feira (5) em Brasília para uma reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O encontro teve como pauta central a proposta de concessão do Porto de São Sebastião, considerada estratégica para a economia regional.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
A comitiva defendeu ajustes no modelo proposto pelo Governo Federal, manifestando preocupação com eventuais impactos negativos sobre a logística, a competitividade e o abastecimento da região. Segundo os representantes, o atual desenho da concessão pode limitar a concorrência, concentrar operações e comprometer o desenvolvimento de diversos setores produtivos.
Durante a reunião, foi enfatizada a importância de um modelo que garanta liberdade econômica, infraestrutura moderna e segurança jurídica para os operadores portuários já instalados. A proposta levada ao governo inclui o arrendamento parcial da estrutura, aliado a uma governança compartilhada entre União, Estado e municípios.
A integração logística regional também foi abordada, com destaque para a relevância da Nova Tamoios – rodovia que conecta o Vale do Paraíba ao Litoral Norte – como eixo de fortalecimento das operações do porto.
O Porto de São Sebastião tem papel central em uma cadeia logística que atende indústrias e comércios em cidades como São José dos Campos, Jacareí, Lorena, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Taubaté. A reunião contou com a presença de prefeitos da região, lideranças portuárias e representantes da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI), que reforçaram a necessidade de diálogo entre o Governo Federal e os municípios diretamente impactados pela concessão.
+ Leia mais notícias do Litoral Norte
SJC: Qualifica SP oferece 90 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos
Inscrições vão até 17 de agosto
São José Basketball bate Mogi fora de casa
Joseenses têm duas vitórias em dois jogos no Paulista
Ex‑funcionário do governo Trump acusa CIA de interferência nas eleições brasileiras
Sem apresentar provas, Mike Benz diz que USAID trabalhou para eleger Lula
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.