Litoral Norte

Projeto piloto ‘Defesa Civil Alerta’ é lançado em São Sebastião

Sistema usa tecnologia de transmissão via celular

Escrito por Meon

10 AGO 2024 - 17H15 (Atualizada em 10 AGO 2024 - 17H24)

Divulgação

O projeto piloto ‘Defesa Civil Alerta’, do governo federal, em parceria com o Estado e Município, foi lançado neste sábado (10), em São Sebastião. Esse projeto utiliza a tecnologia de transmissão via telefonia celular, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros, e é complementar as outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres.

Participe do evento “Diálogos e Estratégias ESG 2024" - Faça sua inscrição AQUI e veja quem são os palestrantes

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp 

A nova tecnologia, criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das quatro grandes operadoras de telefonia, utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário. O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.

As equipes do Município e Estado estiveram no Centro de Operações Integradas (COI) e na Vila Sahy para acompanhar o acionamento dos celulares do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), na Casa Militar, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, por meio de câmeras e pessoalmente.

Além de São Sebastião, também foram escolhidos os municípios de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Todos eles já tiveram problemas relacionados a desastres climáticos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.