Litoral Norte

São Sebastião: Operação entre navios causa vazamento de óleo no mar

Acidente aconteceu na tarde desta terça (9)

Escrito por Meon

10 JAN 2024 - 17H47

Divulgação/Cetesb

Na tarde desta terça-feira (9), uma operação de carregamento entre dois navios no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, resultou em um vazamento de óleo no mar. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) relatou que a quantidade de óleo vazado foi de pequena proporção, com a estimativa ainda pendente.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

A subsidiária da Petrobras, Transpetro, responsável pela operação, está investigando as causas do incidente, que ocorreu durante a realização da operação 'ship to ship', envolvendo a conexão de uma mangueira de abastecimento. Inicialmente, o óleo vazado ficou retido entre os dois navios, mas parte do produto foi arrastada pela maré para o meio do canal de navegação, resultando em reflexos brilhantes na água.

A Cetesb informou que após o vazamento, a Transpetro instalou barreiras de contenção ao redor dos navios, enquanto oito lanchas realizavam operações de batimento e dispersão mecânica da mancha no canal. Felizmente, o óleo não atingiu nenhuma praia na região, deslocando-se para alto mar. A Cetesb continua monitorando a situação, destacando que a possibilidade de a iridescência prejudicar a balneabilidade das praias é remota.

No mesmo dia do incidente, a Cetesb realizou a lavagem do costado dos navios, recolhendo parte do material vazado por absorção. Nesta quarta-feira (10), está prevista uma avaliação das ações emergenciais e das medidas tomadas pelos representantes do Tebar para conter o vazamento, com a aplicação de medidas administrativas cabíveis, conforme declarado pela Cetesb.

A Transpetro emitiu uma nota afirmando que detectou e conteve o vazamento imediatamente após interromper a transferência do produto entre as embarcações. A empresa está investigando as causas do ocorrido e reiterou seu compromisso com a segurança, o meio ambiente e as comunidades locais.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que acionou o grupo Plano de Área de São Sebastião para acompanhar a situação e está em contato com os órgãos estaduais para oferecer suporte no controle do acidente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...