Livro que cita Marielle é retirado das escolas municipais de São José

“Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas” estava nas salas de leitura

Escrito por: Meon Redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

O livro “Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas”, escrito pela juíza Flávia Martins de Carvalho, foi retirado das salas de leitura das escolas municipais de São José dos Campos.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A obra, lançada em julho de 2022, conta a história de 20 pesquisadoras que alcançaram posições antes restritas a homens. Assim como a autora, a maioria das mulheres mencionadas no livro são negras e brasileiras, entre elas a vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro em março de 2018, ao lado do motorista Anderson Gomes.

A ordem para o recolhimento do livro foi passada por mensagem à direção das escolas na quarta-feira (11), e cumprida nesta quinta-feira (12), segundo professores consultados por OVALE.

Na terça-feira (11),  o vereador Thomaz Henrique (PL) cobrou a retirada dos livros, afirmando que a obra tem como uma das referências Débora Diniz, defensora do aborto.

Flávia Martins é juíza de direito no Tribunal de Justiça de São Paulo e juíza auxiliar no STF (Supremo Tribunal Federal), considerada a única magistrada negra na Suprema Corte do país.

Em nota ao OVALE, a Prefeitura de São José dos Campos confirmou que o livro “Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas” foi recolhido das unidades de ensino.

Segundo a Prefeitura, a retirada da obra das salas de leitura aconteceu para que “o conteúdo seja reavaliado pela equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania”.

Tags:destaquemancheterotativoSão José dos CamposPublicado em:

Posts Relacionados