Lula se reúne com o papa Leão XIV no Vaticano
Presidente convidou o pontífice para a COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão XIV. Em publicação na rede X (antigo Twitter), Lula afirmou que a conversa abordou temas como religião, fé, o Brasil e os desafios globais.
Durante o encontro, o presidente elogiou a Exortação Apostólica “Dilexi Te”, documento recente do pontífice, destacando a mensagem de que “a fé não pode ser separada do amor pelos mais pobres”. Lula disse considerar o texto “uma referência que deve ser lida e praticada por todos” e defendeu “a criação de um amplo movimento de indignação contra a desigualdade”.
O chefe do Executivo brasileiro também relatou ao papa sua relação de proximidade com figuras religiosas históricas, como dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida e Pedro Casaldáliga, além do atual presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.
Lula afirmou ainda ter conversado sobre a participação do Brasil no encontro da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e destacou que o país foi retirado pela segunda vez do Mapa da Fome. “Agora estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, afirmou.
O presidente também convidou o papa para participar da COP30, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA), ressaltando o simbolismo de realizar o evento “no coração da Amazônia”. O pontífice, entretanto, explicou que não poderá comparecer devido ao Jubileu, mas garantiu a presença de representantes do Vaticano.
Ao final da conversa, Lula afirmou que o papa pretende visitar o Brasil em breve, ainda sem data definida. “Será muito bem recebido com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, escreveu o presidente, lembrando o Círio de Nazaré e as comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida como exemplos da força da fé no país.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Posts Relacionados

Ato de Flávio Bolsonaro reúne 71,9 mil pessoas na Avenida Paulista, aponta levantamento

TSE encerra ação que tentava barrar ato com Caetano Veloso em Copacabana

Senado inicia análise do fim da escala 6×1 com articulação para votação em dois turnos nesta quarta-feira
