Mais de 5 milhões de eleitores terão título cancelado, diz TSE

Prazo para regularização terminou nessa segunda-feira (19)

Escrito por: Meon Redação1 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Mais de 5 milhões de brasileiros terão o título de eleitor cancelado, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (20). O prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral terminou na segunda-feira (19).

+ Receba as notícias do dia – Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

O cancelamento atinge eleitores que não votaram, não justificaram a ausência e não pagaram as multas referentes às três últimas eleições — incluindo eventuais pleitos suplementares. A legislação prevê que, nessas condições, o título seja automaticamente cancelado.

A partir de 20 de maio, cidadãos com pendências devem procurar um cartório eleitoral para regularizar a situação. O atendimento pode ser feito presencialmente ou por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral, com apresentação dos documentos exigidos.

Como saber se o título foi cancelado?

O TSE não fará notificações individuais sobre os cancelamentos. Para verificar a situação eleitoral, o eleitor deve acessar o site oficial do tribunal.

Caso haja multas pendentes, o pagamento é necessário, mas não suficiente. É obrigatório solicitar a regularização do título mesmo após quitar os débitos.

+ Leia mais notícias do Brasil

Tags:BrasildestaquerotativoPublicado em: