“A moda agora é Whatsapp né”, diz o aposentado Vicente Guedes

A cada dia novas tecnologias e meios de comunicação e de entretenimento se desenvolvem e são criados, fazendo com que todas as pessoas que queiram acompanhá-las, tenham que se adaptar a elas. Nesse público, também estão incluídos os idosos, como por exemplo, o aposentado Vicente Henrique Guedes.

Escrito por: Rodrigo Ribeiro2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20141028_internet_idosos_vicente_flavio_pereira_1_de_1

O aposentado Vicente Guedes se diverte com seus familiares nas redes sociais

Flavio Pereira/Meon

A cada dia novas tecnologias e meios de comunicação e de entretenimento se desenvolvem e são criados, fazendo com que todas as pessoas que queiram acompanhá-las, tenham que se adaptar a elas. Nesse público, também estão incluídos os idosos, como por exemplo, o aposentado Vicente Henrique Guedes.

“Comecei com o Facebook porque meus familiares tinham, meus filhos, neta, então aderi para ficar em contato com eles. Além disso, sempre gostei e fui curioso com tecnologias, que vão desde equipamentos como televisão, aparelhos de som até programas de internet”, conta Vicente.

Agora, o aposentado de 71 anos está usando outro aplicativo com mais frequência. “A moda agora é Whatsapp né? [risos]. Meu genro me deu um celular que permitia ter esses aplicativos, baixei os programas e eu uso para conversar com eles e também para lazer, trocando mensagens engraçadas, vídeos. Nessa eleição usei bastante. Quanta tranqueira a gente recebeu né? [risos]”, conta Vicente.

Mas o aposentado não está sozinho nessa era digital. Somente na última sexta-feira (24), a Prefeitura de São José dos Campos realizou a formatura de 600 idosos que concluíram os cursos de informática básica e avançada nas unidades Centro, Sul e Leste da Casa do Idoso.

O curso de informática inclusive é um dos mais procurados da Casa do Idoso e tem ajudado a incluir o público da terceira idade na era digital. A duração média é de três meses e novas turmas são formadas logo após as formaturas.

Nas aulas do curso básico, os alunos aprendem a usar comandos do Windows (criar pastas, aplicativos, usar pen drive), edição de texto no Word e acessam a internet (princípios básicos de navegação, pesquisa e criação de conta de e-mail). O curso avançado é destinado àqueles que já fizeram o curso básico.

O curso é oferecido gratuitamente nas quatro unidades da Casa do Idoso. Para se inscrever em qualquer unidade, basta ir à recepção com a carteirinha em mãos e aguardar a convocação.

Publicado em: