Corpo de Baile de Caraguá é indicado ao Prêmio Governador do Estado

Seleção visa obras que se sobressaíram nos principais campos da cultura

Escrito por: Lucila Guedes3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
dsc_7658_1

Corpo de baile de Caraguatatuba foi indicado pela primeira vez ao prêmio

Fundacc/Divulgação

O projeto ‘Colcha de Retalhos’, do Corpo de Baile da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, foi indicado ao renomado Prêmio Governador do Estado 2017, na categoria Dança, que seleciona obras que se sobressaíram nos principais campos da cultura e da arte no Estado de São Paulo em 2016.

Em fevereiro, outra bailarina do Litoral Norte foi selecionada para ter uma experiência única. Carla Bettin, de Ubatuba, consquitou uma vaga em uma escola de dança de Los Angeles, nos Estados Unidos.

A jovem faz parte do projeto social Experimental de Dança, que tem como idelaizadora a dançarina Brisa Diamante, que saiu de São José para investir na arte para alunos de baixa renda.

Essa é a primeira vez que Caraguatatuba é indicada ao prêmio. A coordenadora de dança da Fundacc e diretora artística do Corpo de Baile, Cristina Neves, reconhece o valor dessa indicação. “É o resultado de um trabalho sério, comprometido e responsável dentro da dança na cidade”, conta. “Para os profissionais envolvidos, isso é de grande importância para suas carreiras”.

Desde 2001, o grupo participa dos principais festivais de dança do país. Por conta do seu amadurecimento técnico e artístico, em 2008 começou a realizar um trabalho profissionalizante, onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas.

Prêmio
Criado em 1950, o prêmio era disputado pela clássica artística tanto pelo reconhecimento proporcionado, quanto pela quantia oferecida aos vencedores. Pessoas, entidades, grupos e obras são homenageados na premiação, que é uma das maiores da área cultural.

O público é quem define os indicados por meio de votação aberta por período determinado. A partir dessa indicação, os vencedores são escolhidos por comissões de cada modalidade. A Cerimônia de Entrega do prêmio será realizada no dia 10 de abril, às 19h30, no Theatro São Pedro, em São Paulo.

Colcha de Retalhos 
Com duração de duas horas, o projeto relata o olhar que o homem lança sobre o mundo que o cerca e sobre si mesmo. Quando o particular (individual) se impõe, instaura-se um conflito, um elemento de perturbação. Inspirado no pensamento de Platão, onde a contemplação é a forma que este homem encontra para transformar a si mesmo. ‘Colcha de Retalhos’ propõe um relato intrínseco da importância do ser individual no conjunto sociedade.

O elenco é composto pelos integrantes do Corpo de Baile Cristian Rocha, Valdinei Silva, Elisa Venâncio, Barbara Detusk, Samantha Delfino, Ysadora Dias e Octávio Poletti. A direção Geral é de Cristina Neves e a Orientação Artística de Lara Pinheiro.

Publicado em: