Feijoada para reunir os amigos
Ela pode ser servida em qualquer ocasião. Numa reunião entre amigos, no almoço de domingo com a família ou na festa de aniversário, é sempre um sucesso!

Ela pode ser servida em qualquer ocasião. Numa reunião entre amigos, no almoço de domingo com a família ou na festa de aniversário. É sempre um sucesso!
Receita mais popular do que a feijoada não existe. E, ao contrário do que muita gente imagina, é fácil de preparar e rende muito. Confira as dicas para organizar um delicioso almoço à brasileira:
Feijoada para todos os gostos
– 2 xícaras (chá) de feijão-preto, 500 g de carne-seca e 370 g de paio servem 6 pessoas.
– Caso queira acrescentar outros ingredientes, tais como linguiça, lombo, costelinha, orelha, pé e rabo de porco, não os misture à receita básica. Sirva-os à parte, pois nem todos os convidados gostam das carnes mais gordurosas.
– Se usar carnes salgadas, como lombo salgado e carne-seca, lembre-se que é preciso dessalgá-las antes de acrescentá-las à receita: lave-as e deixe-as de molho durante 12 horas, trocando a água de duas em duas horas.
Para abrir o apetite
– Torresmo, mandioca frita e caldinho de feijão são as entradas tradicionais da feijoada.
Acompanhamentos certeiros
– Arroz, farofa, vinagrete, molho de pimenta, couve refogada, banana à milanesa e fatias de laranja.
Bebidas
– Batidas, caipirinhas e cerveja combinam com feijoada, mas devem ser consumidas com moderação.
– Sucos de frutas naturais, servidos em jarras de vidro, e água também são boas opções.
Para finalizar
– Como sobremesas, aposte em doces brasileiros, como compotas de frutas, cocada ou goiabada com queijo.
– Frutas frescas, como abacaxi, laranja e mexerica são leves, refrescantes e menos calóricas.
Mesa nota dez!
– Forre a mesa principal e as mesinhas de apoio com um tecido rústico, como chita ou linhão.
– Sirva a feijoada e seus acompanhamentos em travessas ou panelas de barro, que conservam o calor por mais tempo e dão charme à mesa.
– Em um aparador, coloque os pratos, talheres – de preferência com cabo de madeira – copos e guardanapos.
Charme a mais:
– Separe os talheres em “trouxinhas”. Pegue um guardanapo de pano, coloque sobre ele um garfo e uma faca e amarre o pacotinho com um pedaço de juta ou barbante.
– Decore as mesas com vidros e garrafas transparentes de pimentas coloridas.
Posts Relacionados

Fundação Cultural de São José disponibiliza guia online com programação de setembro

Mário Toledo lança segundo livro como coautor em São Paulo na semana de abertura da Bienal do Livro

Carmo Dalla Vecchia e Vanessa Gerbelli falam sobre a peça “Forever Young” no Meon Entrevista
