Fim de semana com sabor caipira em São Luiz do Paraitinga

Além de suas manifestações culturais tradicionais e shows musicais, a 3ª edição da Festa da Cozinha Caipira de São Luiz do Paraitinga começa nesta sexta-feira (1) e, até o fim de semana do dia 10, vai oferecer um resgate à culinária luizense com barracas típicas, cozinha experimental e degustação de derivados de cana e cachaça.

Escrito por: Renan Simão2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
3_festa_da_cozinha_caipira_cesar_de_mattos_diniz_home

Feito no panelão, o prato do afogado é típico da culinária luizense

Divulgação/César de Mattos Diniz

Além das manifestações culturais tradicionais e shows musicais, a 3ª edição da Festa da Cozinha Caipira de São Luiz do Paraitinga começa nessa sexta-feira (1) e oferece até o fim de semana do dia 10 um resgate à culinária luizense, com barracas típicas, cozinha experimental e degustação de derivados de cana e cachaça.

Os oito principais restaurantes da cidade fazem desde o primeiro ano de evento um acordo em que todos os pratos do festival devem ser os mesmos em cada estabelecimento, de modo a fortalecer a gastronomia da cidade como um todo.

Os pratos mais pedidos são o arroz com suan (parte da coluna vertebral do porco), leitão à pururuca, feijão tropeiro, linguiça caipira e o tradicional afogado de São Luiz do Paraitinga -um refogado de acém, toucinho, couve, salsinha, alfavaca e cebola.

“Nós queremos manter a tradição da nossa culinária porque são pratos que você não encontra em qualquer restaurante, a festa acontece para todo mundo conhecer a nossa comida mesmo”, afirma Eduardo Coelho, secretário de Turismo da cidade.

Coelho afirma que também há espaço para interessados em comida vegetariana tipicamente da região com pratos à base de serralha (hortaliça) e o caruru vegetariano, um cozido feito com quiabo.

O secretário afirma que a maioria dos pratos custa R$ 15, segundo ele, valores populares.

Nos próprios restaurantes haverá espaços de cozinha experimental, em que os cozinheiros vão preparar os pratos e dar orientações para o cliente cozinhar em casa.

No Mercado Municipal, barracas vão estar dispostas oferecendo petiscos e doces como a taiada e a rapadura -receitas essas feitas com caldo de cana. Duas doceiras também preparam doces de mamão, cidra e abóbora, demonstrando suas habilidades para os visitantes.

“Queremos fortalecer a cozinha caipira da cidade, por isso a festa vem crescendo a cada edição e mais gente pode conhecer os nossos pratos”, conta Roberto Silva, proprietário do restaurante Cantinho dos Amigos, que participa da Festa.

A organização espera ultrapassar a marca de 2.500 visitantes por fim de semana, média atingida no ano passado.

FESTA DA COZINHA CAIPIRA
Quando: de sexta-feira (1) a domingo (10)
Onde: restaurantes e Mercado Municipal de São Luiz do Paraitinga
Quanto: pratos com preços médios a R$ 15
Mais informações:  (12) 3671-7000

Publicado em: