Concílio das raças
Há 250 anos, nos EUA e na França, foi proclamado o princípio de que, por pertencermos à mesma espécie, temos os mesmos direitos, independente de etnia, cultura, religião, gênero, berço e cor. Mas tem um problema. As forças que lutam contra a discriminação, em prol de uma sociedade de iguais, acabam, por fim, enaltecendo as […]

Há 250 anos, nos EUA e na França, foi proclamado o princípio de que, por pertencermos à mesma espécie, temos os mesmos direitos, independente de etnia, cultura, religião, gênero, berço e cor. Mas tem um problema. As forças que lutam contra a discriminação, em prol de uma sociedade de iguais, acabam, por fim, enaltecendo as diferenças.
Tomemos como exemplo a política de cotas (nas universidades, empregos públicos ou privados), um artifício para nos opormos à discriminação, mas que, para funcionar, exige que a gente acredite nas diferenças raciais.
Apesar disso, as “políticas afirmativas” trazem compensações. Desde 1994, quando o sistema de cotas foi adotado nos EUA, a presença de cidadãos de todas as cores nas grandes corporações se transformou num valor compartilhado por todos, no sentido estético (a diversidade é bela) e produtivo (a diversidade é funcional).
Bem ou mal, abriu-se caminho para que um negro (bacharel em Harvard, mas negro) se reelegesse ao cargo máximo da maior potência mundial de todos os tempos.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
