Conmebol apoia candidatura conjunta de EUA, Canadá e México para a Copa de 2026
A Conmebol anunciou nesta sexta-feira o apoio à candidatura conjuntos de Estados Unidos, Canadá e México para sediar a Copa do Mundo de 2026. A decisão do conselho aconteceu no 68.º congresso da entidade, realizado em Buenos Aires, e foi apoiada pelos dez países associados. “Os países das Américas compartilham muitos laços históricos, e nossa…

A Conmebol anunciou nesta sexta-feira o apoio à candidatura conjuntos de Estados Unidos, Canadá e México para sediar a Copa do Mundo de 2026. A decisão do conselho aconteceu no 68.º congresso da entidade, realizado em Buenos Aires, e foi apoiada pelos dez países associados.
“Os países das Américas compartilham muitos laços históricos, e nossa convicção é de que o futebol sul-americano pode e deve contribuir para o desenvolvimento do futebol em todo o hemisfério americano, reconhecendo o esporte rei como uma poderosa força integradora”, declarou o presidente da entidade, Alejandro Domínguez.
O apoio oficial da Conmebol aconteceu dois meses antes do congresso da Fifa realizar a votação para definir se o Mundial de 2026 será disputado nos Estados Unidos, no Canadá e no México ou no Marrocos, o outro país candidato a receber a competição.
“Mediante esta expressão de respaldo unânime, o conselho e as dez associações membros da Conmebol reafirmam o compromisso de seguir trabalhando com a Fifa e com a Concacaf para promover e impulsionar o desenvolvimento do futebol nas Américas”, disse a entidade em nota.
Para justificar o apoio, a Conmebol lembrou da importância de outros Mundiais realizados nas Américas Central e do Norte para o desenvolvimento da modalidade na região. Curiosamente, porém, ignorou a Copa de 1970, sediada pelo México e conquistada pelo Brasil.
“Tendo em conta o impacto positivo que a Copa do Mundo da Fifa no Mexico, em 1986, e nos Estados Unidos, em 1994, tiveram sobre o interesse, o desenvolvimento e a projeção do futebol nesses países, e em geral na região, as associações membros da Conmebol consideram que, após três décadas, é o momento oportuno para dar um novo impulso ao futebol na região da Concacaf”, encerrou.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
