Escritor de “Cidade de Deus” vem a São José nesta segunda-feira (22)
O escritor, poeta e roteirista Paulo Lins vai estar em São José dos Campos nesta segunda (22), às 19h, para participar da próxima sessão do projeto “Golpe na Tela” exibindo o filme “Quase Dois Irmãos”, roteirizado por Lins.


Paulo Lins bate-papo após o filme “Quase Dois Irmãos”, de seu roteiro
Divulgação
O escritor, poeta e roteirista Paulo Lins vai estar em São José dos Campos nesta segunda (22), às 19h, para participar da próxima sessão do projeto “Golpe na Tela” exibindo o filme “Quase Dois Irmãos”, roteirizado por Lins.
A exibição acontece no Cine Santana e é seguida de um bate-papo com o autor de “Cidade de Deus”. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão.
“Quase Dois Irmãos” se passa nos anos 1970 e conta a história de dois personagens, Miguel, um jovem intelectual de classe média preso político na Ilha Grande, e Jorge, filho de um sambista que se transformou num dos líderes do Comando Vermelho.
O filme tem como pano de fundo a história política do Brasil nos últimos 50 anos, contada também por meio da música popular, o ponto de ligação entre esses dois mundos.
Dirigido por Lúcia Murat, o longa ganhou prêmios de melhor diretor e melhor ator no Festival do Rio, melhor filme no Festival de Cinema Brasileiro de Paris e foi indicado para outros festivais no Brasil e no exterior.
Currículo
Paulo Lins publicou o livro de poesia “Sobre o Sol” e tem poemas publicados em diversas revistas e livros. Seu romance “Cidade de Deus”, saudado pela crítica como uma das maiores obras da literatura contemporânea, foi indicado para o Prêmio Jabuti e assinalado como melhor livro de 1997 pelo jornal “O Globo”. O livro foi vendido para 16 países e adaptado para cinema no filme homônimo de Fernando Meirelles.
Lins assinou roteiros de episódios da série “Cidade dos Homens”, da TV Globo, e de “Quase Dois Irmãos” (2004), pelo qual recebeu o prêmio de melhor roteiro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 2005.
“Golpe na Tela” é um projeto da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), que este mês conta com a parceria do Ponto Mis, projeto de divulgação do cinema da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
A iniciativa conta com apoio da prefeitura e da Comissão da Verdade Michal Gartenkraut da Câmara Municipal de São José dos Campos para promover uma reflexão crítica sobre o período da Ditadura Militar no Brasil.
O projeto realiza a exibição mensal de filmes e documentários acompanhados por debates com a presença de cineastas, historiadores, sociólogos e estudantes do tema até abril de 2015.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
