Felipe Lima e João Gomes faturam prata e bronze nos 50m peito no Mundial
Em dobradinha inédita para o Brasil, os nadadores Felipe Lima e João Gomes Junior brilharam nesta quarta-feira no Mundial de Esportes Aquáticos, na Coreia do Sul. Eles conquistaram as medalhas de prata e bronze nos 50 metros peito, em Gwangju. Foi a primeira vez que o País registrou uma dobradinha no pódio em uma final de Mundial de piscina…

Em dobradinha inédita para o Brasil, os nadadores Felipe Lima e João Gomes Junior brilharam nesta quarta-feira no Mundial de Esportes Aquáticos, na Coreia do Sul. Eles conquistaram as medalhas de prata e bronze nos 50 metros peito, em Gwangju. Foi a primeira vez que o País registrou uma dobradinha no pódio em uma final de Mundial de piscina longa (50 metros).
Lima chegou à frente do compatriota ao registrar o tempo 26s66, contra 26s69 de João Gomes. O campeão mundial foi o britânico Adam Peaty, com o tempo de 26s06. O vencedor era o grande favorito. Antes, vencera a prova dos 100m peito, com direito a recorde mundial na fase eliminatória.
Em uma disputa apertada, Peaty dominou do começo ao fim. Como de costume, em distância de 50m, a prova foi decidida na batida de mão. Logo após, Lima cumprimentou o britânico e nadou até a raia do compatriota para um abraço de comemoração.
Em comparação aos resultados das semifinais, Lima piorou ligeiramente o seu tempo. Antes ele anotara 26s62. João Gomes, que marcara 26s84, mostrou evolução. E Peaty foi ainda melhor do que os 26s11 registrados na fase anterior.
Mais cedo, o Brasil garantiu dois nadadores na final da tradicional prova dos 100 metros: Marcelo Chierighini e Breno Correia. Ambos avançaram ao competirem na última série, ao lado do norte-americano Caeleb Dressel, principal favorito ao título mundial. Ele anotou o melhor tempo das semifinais, com 47s35.
Chierighini veio logo atrás, com 47s76. O brasileiro chegou a virar em primeiro lugar, mas bateu em segundo. Correia, em seu primeiro Mundial, obteve o quarto tempo da série, com 48s33, piorando seu tempo em comparação à eliminatória, quando marcou 48s39. Foi, no total, o oitavo colocado desta fase. Chierighini melhorou sua marca. Antes fizera 47s95. A final está marcada para a manhã desta quinta-feira (horário de Brasília).
“Como eu disse depois da eliminatória, o nível está muito forte. Tem o último medalhista dos 100m livre, tem o Caeleb, tem a gente também. Será a primeira final do Breno, gostaria de parabenizá-lo. Desde 2009, não tínhamos dois brasileiros em uma final de 100m”, destacou o brasileiro, em entrevista ao canal Sportv.
Breno também comemorou a vaga em sua primeira final de Mundial. “Esperava baixar um pouco tempo em relação à eliminatória. Queria quebrar a barreira do 47s. Infelizmente, não veio agora. Quem sabe, amanhã. Estou muito satisfeito por ter mais uma oportunidade de baixar o tempo, nadar uma final. Acredito que a prova está bem aberta”, comentou Breno.
Nos 50 metros costas, Etiene Medeiros também se destacou nas semifinais. Ela garantiu a vaga na decisão da medalha ao terminar a disputa com o segundo melhor tempo, com 27s69. Ficou atrás somente da norte-americana Kathleen Baker, com 27s62.
Atual campeã mundial da prova, a brasileira largou mal em sua série, mas fez a diferença na chegada. A seu favor na final, Etiene não terá a concorrência da chinesa Fu Yuanhui, campeã mundial em Kazan, em 2015, e prata em Budapeste, há dois anos. Ela obteve apenas o nono lugar, com 27s84, e ficou fora da final.
Por fim, o brasileiro Leonardo Santos não avançou à final dos 200 metros medley. Ele foi o oitavo e último colocado de sua série, com o tempo de 1min58s99. Chegou a virar em terceiro na entrada dos últimos 100 metros, porém não conseguiu sustentar o ritmo. O checo Laszlo Cseh, dono de dois títulos mundiais e de seis medalhas olímpicas, também ficou de fora.
Posts Relacionados

Instituto Athlon representa São José em Mundial na Holanda

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai
