Há 20 anos, Brasil goleava Camarões e garantia vaga nas oitavas de final
O confronto desta segunda-feira (23) entre Brasil e Camarões, no Estádio Nacional Mané Garrincha, não será o primeiro entre as duas seleções em Copas do Mundo. Há 20 anos, em 24 de junho de 1994, sul-americanos e africanos mediram forças também na fase de grupos. E o time de verde e amarelo levou a melhor: vitória por 3 x 0 -gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto- e vaga garantida nas oitavas de final.


Há 20 anos, Brasil venceu Camarões por 3 a 0
Getty Images/Portal da Copa
O confronto desta segunda-feira (23) entre Brasil e Camarões, no Estádio Nacional Mané Garrincha, não será o primeiro entre as duas seleções em Copas do Mundo. Há 20 anos, em 24 de junho de 1994, sul-americanos e africanos mediram forças também na fase de grupos. E o time de verde e amarelo levou a melhor: vitória por 3 x 0 -gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto- e vaga garantida nas oitavas de final.
O contexto era diferente do atual. A Seleção Brasileira vinha de triunfo na primeira partida (2 x 0 na Rússia, gols de Raí e Romário), mas não inspirava confiança nos torcedores desde as Eliminatórias. Já Camarões, que empatara com a Suécia na estreia (2 x 2), tinha um time respeitado – muito em razão da campanha no Mundial de 1990, na Itália, quando encantou o mundo e chegou às quartas de final.
Mas o desenrolar dos acontecimentos culminou em situação semelhante ao panorama de 2014, caso o Brasil se classifique. Com a derrota por 3 x 0 e a posterior goleada sofrida para a Rússia (6 x 1), Camarões terminou na lanterna do grupo. Já o Brasil, apesar do empate com a Suécia na última rodada, por 1 x 1, foi o líder de chave e, posteriormente, campeão do mundo após 24 anos sem conquistar o título.
As principais esperanças da torcida brasileira em 1994 eram os atacantes Bebeto e Romário. Jogadores como o volante Dunga – muito criticado após a eliminação de 1990 – e o goleiro Taffarel – irregular na campanha das Eliminatórias – só foram reconhecidos após o título. Os atletas mais conhecidos de Camarões eram o meio campista Omam-Biyick e o veterano de 42 anos Roger Milla.
BRASIL 3
Taffarel; Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Leonardo; Mauro Silva, Dunga, Zinho (Paulo Sérgio) e Raí (Müller); Bebeto e Romário.
Técnico: Carlos Alberto Parreira.
CAMARÕES 0
Bell; Song, Kalla, Tataw e Agbo; Libiih, Foe, Mbouh e Mfede (Mabdean); Oman-Biyik e Embe (Roger Milla).
Técnico: Técnico: Henri Michel
Data: 24 de junho de 1994
Local: Stanford Stadium (Palo Alto, Califórnia)
Público: 83.401 pagantes
Árbitro: Arturo Brizio Carter (México)
Gols: Romário, aos 39 minutos do primeiro tempo; Márcio Santos, aos 21, e Bebeto, aos 28 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Mauro Silva, Tataw e Kalla.
Cartão vermelho: Rogobert Song, aos 18 minutos do segundo tempo.
(* com informações do site Portal da Copa)
LEIA TAMBÉM:
#CopaMeon: envie seu amor e sua torcida para a seleção brasileira
Acompanhe a tabela de jogos da Copa 2014
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
