Historiador discute heranças da Ditadura no Festival da Mantiqueira
No mês em que são completados 50 anos do golpe militar brasileiro, o historiador Daniel Aarão Reis afirma que a ditadura não deve ser tratada como um hiato histórico, mas como objeto para estudar as bases sociais que participaram do período. Quando jovem, Reis aderiu à luta armada durante a ditadura, foi torturado e exilado. Hoje o carioca é professor de história contemporânea da UFF (Universidade Federal Fluminense), autor do recém-publicado livro “Ditadura e Democracia no Brasil” (Zahar) e um dos palestrantes do Festival da Mantiqueira de 2014.


Para Daniel Aarão Reis, atuação da PM é herança da ditadura
Divulgação/Observatório1654
No mês em que são completados 50 anos do golpe militar brasileiro, o historiador Daniel Aarão Reis afirma que a Ditadura não deve ser tratada como um hiato histórico, mas como processo que contou com diversas bases sociais modificadas até hoje.
Quando jovem, Reis aderiu à luta armada durante a Ditadura, foi torturado e exilado. Hoje o carioca é professor de história contemporânea da UFF (Universidade Federal Fluminense), autor do recém-publicado livro “Ditadura e Democracia no Brasil” (Zahar) e um dos palestrantes do Festival da Mantiqueira de 2014.
Em entrevista por e-mail ao Meon, o historiador afirma que há, ainda hoje, heranças autoritárias da Ditadura presentes nos planos político e econômico e na atuação da Polícia Militar.
“[A PM] É mais um caco autoritário incrustado no corpo da atual democracia”, diz Reis acrescentando que o Brasil tem “uma das mais altas taxas de homicídios no mundo” e que há uma “prática da tortura em larga escala, naturalizada inclusive por boa parte da população”.
Abaixo, leia a entrevista que também aborda questões sobre a Comissão da Verdade e lacunas na historiografia do período militar.
O senhor já disse que os fundamentos sociais e históricos da Ditadura ainda precisam ser discutidos. Qual a contribuição da literatura contemporânea para esse debate e como o seu livro “Ditadura e Democracia no Brasil” contribui para uma reinterpretação desse período?
No livro publicado, volto a esta questão, levantada por mim há anos e que tem suscitado não poucas incompreensões. A Ditadura sempre contou com apoios civis, desde o inicio, em 1964, e até o seu fim, em 1979. Além disso, ela não foi um hiato, um parêntese, na história do Brasil, ao contrário, há tradições autoritárias, retomadas pela Ditadura, e elas continuam até os dias de hoje. Pensar a Ditadura no tempo longo ajuda a compreendê-la como firmemente ancorada em bases sociais e históricas que perpassam todas as classes da sociedade brasileira. Há muitas pesquisas que vêm contribuindo para elucidar o assunto.
Alguns exemplos: sobre a Arena (Lucia Grinberg), sobre música popular (Gustavo Alonso), sobre as comemorações do Sesquicentenário da Independência, em 1972 (Janaína Cordeiro), sobre as Marchas da Família (Aline Presot), sobre a censura (Carlos Fico), sobre as universidades públicas (Rodrigo Patto Sá Motta), sobre a Copa do Mundo de 1970 (Lívia Magalhães), sobre o aparato repressivo (Samantha Viz Quadrat), sobre a mídia impressa (Beatriz Kushnir), sobre a Conselho Federal de Cultura (Tatyana Maia) entre muitas e muitas outras. Trata-se de aprofundá-las e avançar num continente ainda imerso: o das conexões entre a ditadura e as lideranças sindicais, urbanas e rurais.
Há lacunas na historiografia desse período brasileiro? Cite alguns exemplos.
A academia, como não poderia deixar de ser, sofre os influxos da memória social, muito marcada por arquiteturas simplificadas e polarizações rígidas: Ditadura X resistência; bons X maus; mocinhos X bandidos. Não haverá de ser com esta espécie de memória que poderemos avançar na compreensão do período ditatorial.
Nas pesquisas e estudos sobre a caracterização da Ditadura, a principal lacuna está na falta quase absoluta de estudos sobre as relações entre o regime ditatorial e as elites sindicais – urbanas e rurais. Cultura popular e ditadura também é um campo que mal foi aflorado. Contrariando o conservadorismo da academia, temos alguns avanços, notáveis, registrados acima, sobre as “alturas” da sociedade. Como disse, cumpre aprofundá-los, sem dúvida, mas sem descurar de uma nova fronteira: as complexas relações entre a ditadura e as classes populares. A questão ainda é um tabu para muita gente.
Que consequências notáveis nós podemos ver hoje, que são heranças do período da Ditadura Militar?
É preciso pôr a Ditadura em perspectiva histórica, no tempo longo. Quando o fazemos, as consequências são perturbadoras e inquietantes. A relação dos legados do regime ditatorial é impressionante, mas o que mais chama a atenção é o fato de que, entre estes legados, são poucas as “invenções” da Ditadura. Quase tudo foi apenas potencializado por ela, exacerbado por ela, mas não “criado” por ela. E continuam até hoje.
Eis alguns exemplos. Aspectos essenciais do modelo econômico: importância chave do agronegócio; concentração de renda -apesar dos avanços; prevalência dos grandes monopólios nacionais e estrangeiros; empresas estatais completamente descontroladas pela sociedade. No plano político: hipertrofia do Executivo, que esmaga o Legislativo; aristocratização das elites políticas e sindicais; processos eleitorais dominados pelo poder econômico. No plano jurídico: justiça “processualística”, privilegiando os mais ricos; permanência da Lei Fleury [lei que faculta a liberdade a réus primários]; vigência da Lei de Segurança Nacional; a Justiça Militar. Em relação ao plano policial-repressivo: polícias militarizadas, apresentando uma das mais altas taxas de homicídios no mundo; repressão desapiedada às manifestações populares; prática da tortura em larga escala, naturalizada inclusive por boa parte da população.
Tal relação não é exaustiva, mas já é expressiva. Se v. a analisa, a única “invenção” da ditadura é a Lei Fleury.
É mais coerente historicamente falar de um golpe civil-militar do que apenas uma ação militar? Por quê?
Porque o apoio civil, desde o início, e até o fim, é muito evidente. Conforme as pesquisas citadas na primeira resposta já evidenciaram, a cumplicidade, a colaboração e o apoio de civis sempre foi uma marca registrada do período ditatorial. Querer ocultá-los é o mesmo que tentar tampar o sol com a peneira. Para além do apoio explícito, cumpre também elucidar atitudes ambíguas e ambivalentes, a posição de ficar em cima do muro, sem contar os que “não eram contra ou a favor, muito pelo contrário”. O interesse deste assunto, complexo por natureza, não reside em nenhum projeto de “caça às bruxas”, nem em desejos de “autoflagelação”, mas de compreender para melhor superar. É disto que se trata.
O senhor já disse que a atuação da PM no Brasil tem relação com as práticas violentas (das torturas) da Ditadura. Em que medida?
Nesta questão, como em outras, trata-se de uma tradição, uma longa tradição. As PMs foram criadas ainda na sociedade escravagista: tratava-se de caçar, bater e matar escravos fugidos. A República não deu jeito nisto e as ditaduras do Estado Novo (1937-1945) e a fundada em 1964 potencializaram enormemente esta instituição antirrepublicana e anti-democrática por excelência. Pois ela continua seguindo alegremente seu curso nos regimes democráticos pós Constituição de 1988. É mais um caco autoritário incrustado no corpo da atual democracia.
Como o senhor vê a importância das investigações da Comissão da Verdade?
As Comissões da Verdade têm desempenhado um papel meritório. Mas enfrentam uma dupla -e fatal- limitação: a dependência estrutural do governo e a recusa das Forças Armadas em admitir a tortura como política de Estado e em abrir seus arquivos, zelosamente guardados até hoje. Esta dupla limitação não anula o trabalho das comissões, mas diminui decisivamente seu alcance.
Posts Relacionados

Instituto Athlon representa São José em Mundial na Holanda

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai
