Isinbayeva volta a competir após 3 anos e faz melhor salto de 2016 no mundo
Yelena Isinbayeva mostrou, nesta terça-feira, que se ficar mesmo fora dos Jogos Olímpicos do Rio, será ausência bastante sentida no âmbito esportivo. Após ficar quase três anos sem competir, a bicampeã olímpica do salto com vara venceu o Campeonato Russo com a impressionante marca de 4,90m. Ela ainda tentou bater seu próprio recorde mundial,…

Yelena Isinbayeva mostrou, nesta terça-feira, que se ficar mesmo fora dos Jogos Olímpicos do Rio, será ausência bastante sentida no âmbito esportivo. Após ficar quase três anos sem competir, a bicampeã olímpica do salto com vara venceu o Campeonato Russo com a impressionante marca de 4,90m. Ela ainda tentou bater seu próprio recorde mundial, saltando 5,07m, mas falhou nas três tentativas.
Esse é o melhor salto dela em competições ao ar livre desde agosto de 2009, exatamente quando a russa bateu o recorde mundial. Isinbayeva depois teve 4,76m como melhor salto de 2011 e 4,75m em 2012. No ano seguinte, em 2013, venceu o Mundial de Atletismo com um salto de 4,89m.
O resultado feito por Isinbayeva nesta terça-feira não a torna líder do ranking mundial porque, com a federação russa de atletismo suspensa, a IAAF computa os resultados de atletas russos separadamente.
A liderança do ranking segue com Ekaterini Stefanidi, da Grécia, que tem 4,86m. Anzhelika Sidorova saltou 4,85m para ficar com a prata no Campeonato Russo e é a terceira melhor do ano. Em seguida aparecem a cubana Yarisley Silva (4,84m), as norte-americanas Sandi Morris (4,83m) e Jennifer Suhr (4,82m) e a neozelandesa Eliza McCartney (4,80m).
Desta forma, já são sete atletas saltando 4,80m ou mais este ano ao ar livre – 10 em se considerando também as competições indoor. Durante toda a temporada 2012, ano da última Olimpíada, só duas atletas alcançaram isso, sem passar de 4,83m. Ao longo de todo o ciclo olímpico, só Suhr (em 2013 e 2015), Silva (em 2013 e 2015), Isinbayeva (em 2013), a grega Nikoleta Kyriakopoulou (em 2015) e a brasileira Fabiana Murer (fez exatamente 4,80m em 2014 e 4,85m em 2015) haviam atingido tal altura.
Enquanto o nível das rivais se mostra cada vez mais alto, Fabiana não faz boa temporada. Ela é só a nona do ranking mundial – 11.ª colocada considerando também as russas -, com 4,70m. Na temporada indoor a brasileira também não foi bem, terminando apenas em sétimo no ranking, com 4,71m.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
