O maracatu invade as ruas de Taubaté
Ao lado do coreto mal iluminado da praça Monsenhor Silva Barros, Centro de Taubaté, ouvia-se um som muito alto que chamava a atenção de quem passava ou mesmo de clientes jantando dentro das pizzarias às 20h de um sábado à noite.


Som das alfaias comandam cortejo do Baque do Vale pelo centro da cidade
Divulgação/Daniel Paiva
Às 20h do último sábado (19), ao lado do coreto mal iluminado da praça Monsenhor Silva Barros, centro de Taubaté, ouvia-se um som muito alto que chamava a atenção de quem passava ou mesmo de clientes que estavam nas pizzarias no entorno da praça.
Jovens e senhores batiam suas caixas e alfaias (espécie de tambor) sem dó; moças, de vestido e faixas na cabeça, dançavam e balançavam seus agbês (grandes chocalhos de miçangas). Mesmo abafado pela percussão, o canto dos 30 integrantes continuava a soar. Num aviso com o apito, o comandante do som iniciou o movimento do grupo que percorreu as ruas do centro da cidade.
Esse é o maracatu do Baque do Vale, conjunto que se dedica à prática do ritmo pernambucano em Taubaté e, nesse sábado, fez uma toada em homenagem à Nação Estrela Brilhante, grupo de maracatu do Recife, que completou 108 anos de existência.
Os músicos percorrem as ruas do centro, passam pela praça Dom Epaminondas, pelo Mercado Municipal e chegam próximos à Via Dutra. Por onde passam, o som ecoa. Os moradores do centro não podem deixar de ouvir o som grave e violento das alfaias. “O som é tão forte que até ativa os alarmes dos carros, às vezes”, conta o coordenador musical do grupo, Flávio Itajubá. Janelas se abrem em frestas, frequentadores de bares espiam, luzes de prédios se acendem e moradores de rua dançam com o baque do arrastão.
Dentro do Mercadão, os toques percussivos reverberam no ambiente fechado, dando a impressão de que o teto metálico treme, chamando a atenção de quem monta as barracas para a feira de domingo.
Ao atravessar um cruzamento, um caminhão de lixo para a coleta para ver o grupo. Os músicos se curvam para os lixeiros, que, por sua vez, os aplaudem. O motorista ainda tenta fazer um som ritmado com a pressão de ar do caminhão.
O encerramento do cortejo acontece próximo à Dutra, em frente à casa de Itajubá. Depois de um canto feito sem instrumentos e uma sessão de abraços entre todos, o coordenador diz: “a energia foi muito boa. Não é o número de alfaias que faz o som ser forte, é a energia que rege o maracatu, quando rola assim a potência do som multiplica”, afirma.
Praça da rodoviária
O Baque do Vale faz-se ouvir todas as quintas-feiras, às 20h, na praça Doutor Barbosa de Oliveira, ao lado da rodoviária velha, quando promove o “Batuque de Quinta”, projeto de oficinas de maracatu abertas ao público. “Não precisa conhecer, não precisa ter instrumento, é só chegar e aprender”, diz Itajubá, 36 anos, que também é gerente de cultura da Prefeitura de Taubaté.
O grupo faz o maracatu de baque virado, “uma versão mais lenta, mais forte e sem a temática religiosa que tem o maracatu de baque solto, que só é praticado em Pernambuco”, como fala Itajubá. O baque daqui se apresenta em festejos das cidades da região como da Festa do Divino, em São Luiz do Paraitinga, e se mantém pela remuneração de seus cortejos e, atualmente, por verba de R$ 45 mil do projeto “Cultura na Kombi”, que leva o maracatu à periferia de Taubaté, por meio edital da Volkswagen.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
