Paes pede desculpas, entrega Chave da Cidade e sela paz com australianos
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), fez um pedido de desculpas formal à delegação australiana, entregou a Chave da Cidade à chefe da equipe, Kitty Chiller, e, com isso, procurou selar definitivamente a paz com a delegação que no último domingo se negou a entrar na Vila Olímpica. Em rápida cerimônia realizada no início da tarde desta quarta,…


O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), fez um pedido de desculpas formal à delegação australiana, entregou a Chave da Cidade à chefe da equipe, Kitty Chiller, e, com isso, procurou selar definitivamente a paz com a delegação que no último domingo se negou a entrar na Vila Olímpica. Em rápida cerimônia realizada no início da tarde desta quarta, Paes reconheceu que o prédio destinado aos australianos não estava em condições de uso e afirmou que “não quis fazer piada” com os estrangeiros quando declarou que “iria colocar um canguru” na frente do prédio. Ao entregar a chave, ele ganhou um canguru de pelúcia dos australianos.
“Estivemos juntos com a delegação australiana na sexta-feira, vim para a Vila e vi que as coisas não estavam bem. Reconheço os problemas que enfrentamos. Quis vir aqui para pedir desculpa formalmente. Em nenhum momento quis fazer piada com a Austrália por causa do canguru, que sei que é um símbolo do país”, discursou o prefeito, em inglês. “Se houve algum desentendimento, eu quero dizer: ‘Sinto muito’.”
A cerimônia aconteceu num pequeno palco montado na área internacional da Vila Olímpica, e foi acompanhada por um grupo com cerca de 30 atletas australianos, a maioria do hóquei sobre a grama.
Pouco depois, ao responder a perguntas de jornalistas do País e do exterior, Eduardo Paes voltou a reconhecer os problemas da Vila Olímpica e fez um novo mea-culpa. “Acho que o time da Austrália tem toda a razão de reclamar, as coisas não estavam boas mesmo. O canguru é um talismã para eles. Não era o momento de fazer brincadeira, gerou um mal entendido. Tenho superalegria de receber todo mundo no Rio, queremos que todos se sintam em casa. Estou feliz de entregar a Chave da Cidade. Tenho certeza que eles vão curtir muito o Rio, celebrar muito o Rio.”
Ao entregar a chave para Kitty Chiller, Paes reiterou que essa seria a única das mais de duzentas delegações que estarão no Rio para os Jogos Olímpicos que receberá a homenagem. “Espero que vocês aproveitem o Rio e aproveitem o Brasil. É um País muito especial. Temos nossos problemas, mas temos orgulho da cidade. É um lugar maravilhoso, vai ser uma ótima festa, as pessoas são maravilhosas. Sejam bem-vindos ao Rio”, disse o prefeito. “Meu segundo país vai ser a Austrália. Pelo menos vocês usam camisa amarela, vai ser mais fácil.”
A chefe da missão australiana agradeceu a homenagem. “Estamos muito felizes de estar aqui e estamos felizes pela Vila que vocês providenciaram. É uma bonita cidade e um povo bonito. Foi isso que notamos essa semana quando tivemos nossos desafios. A paixão, o comprometimento e a boa vontade do seu povo em nos ajudar têm sido excepcional”, declarou Kitty, terminando sua fala em português: “Muito obrigado. Nós estamos muito felizes”.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
