Rede de locadoras de São José dos Campos fecha última loja

Star Cine Vídeo da Nove de Julho encerra as atividades no sábado

Escrito por: Henrique Macedo3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
locadora

Cliente há 18 anos, Marcelo Mateus escolhe os últimos filmes

Pedro Ivo Prates/Meon


The End. Assim como era comum ver essas palavras ao final dos filmes de antigamente, o fim chegou para a última loja da rede de locadoras Star Cine Vídeo, de São José dos Campos.

O negócio, que chegou a ter cinco pontos na cidade nos últimos 15 anos, não resistiu às novas tecnologias. “O mercado de vídeo foi evoluindo e agora o ciclo se encerrou, como se terminou o ciclo das máquinas fotográficas, dos filmes, das vendas de CD. Hoje é download ou streaming. O físico está acabando e como a tecnologia está avançando muito rápido, não tem mais porque as pessoas irem às locadoras. É algo natural”, admite Marcos Kague, proprietário da rede de locadoras e distribuidora de vídeos.

A rede chegou a ter mais de 100 mil clientes durante 20 anos no mercado e vai fechar a última loja no sábado (14). “Nós chegamos a ser umas das cinco maiores locadoras do país, éramos referência no setor. Foi muto bom enquanto durou”, relembra o empresário.

Outras que fechou as portas na cidade foi a Lig Vídeo, depois de 28 anos no mercado. A rede chegou a ter seis lojas nas quais empregou 38 funcionários.

O surgimento dos serviços de vídeo por demanda (que o consumidor compra em sua TV a cabo) praticamente acabou com o negócio de locação. A facilidade de alugar filmes em casa ou usar serviços de streaming, como o Netflix, tem conquistado cada vez mais clientes em todo o mundo.

“Ainda vamos continuar no mercado de vídeo mas atuando no varejo. Hoje o foco é o consumidor final, porque temos cerca de 30 mil filmes em estoque, DVD e Blu-ray, novos e seminovos, e vendemos pela internet”, comenta Marcos. Atualmente, ele é distribuidor de uma marca de sorvetes e disponibiliza o acervo da locadora no site notado, endereço no qual vende também artigos para escritório, material escolar, livros e brinquedos.

charles

Charles, funcionário mais antigo, ajudava nas escolhas dos clientes

Pedro Ivo Prates/Meon

Dicas
Mais antigo funcionário da locadora e velho conhecido dos clientes, Charles de Morais dá dicas de filmes há mais de 15 anos. “Eu tinha mais ou menos uma ideia do que os clientes gostavam e indicava quando eles me pediam. Eu sabia o perfil de cada um e ajudava nas escolhas. Quase sempre dava certo”, relembra.

Quanto aos casos curiosos, Charles cita a quantidade de ‘atrasadinhos’. “Tem muito filme aqui que já demos por perdido. A gente tenta achar as pessoas pelo cadastro, mas elas mudam. Desde o início da loja, tem uns dois mil filmes que a gente não consegue recuperar”.

O vendedor Marcelo Mateus é cliente da locadora há 18 anos e ainda mantém o costume de alugar filmes semanalmente. “Mesmo com a TV a cabo e outras tecnologias, eu ainda gosto de vir à loja e escolher os filmes. Agora, vou ficar com os canais a cabo, vídeo por demanda, Netflix. Tenho que continuar dessa forma”, lamenta.

Publicado em: