Sesc Taubaté exibe documentário sobre história do rock brasileiro de 94
“Sem dentes: Banguela Records e a turma de 94”, traz bastidores da época


Longa mostra bastidores de selo que lançou Raimundos e Mundo Livre S/A
Divulgação
Toda a piração e criatividade das bandas que surgiram em meados dos anos 1990 está registrada, em seus detalhes absurdos, no documentário “Sem dentes: Banguela Records e a turma de 94”, que o Sesc Taubaté exibe neste sábado (12) às 14h.
O doc conta os bastidores da criação do Banguela Records, selo independente da Warner Music responsável por lançar nomes como Raimundos, Mundo Livre S/A e Maskavo Roots. O estúdio, que contava com a anuência dos membros do Titãs, influenciou outras gravadoras a fazerem o mesmo, dando início a um verdadeiro garimpo musical de onde saíram Chico Science e Nação Zumbi, Planet Hemp, Pato Fu, Skank, entre tantos outros.
Mas o destaque mesmo fica por conta das conexões tresloucadas do jornalista e produtor Carlos Eduardo Miranda. O longa retrata o barbudo como uma espécie de João Grilo (personagem de Ariano Suassuna) do rock. O gaúcho de sotaque cantado divide histórias hilárias sobre como azucrinou a vida de pessoas influentes da música para emplacar as bandas e como enganou a Folha de São Paulo para fazer a empreitada sair do papel.
“O filme traz esse senso de independência que marcou a geração e que acabou sendo deixado de lado nesta nova cena. Atualmente o comportamento do faça você mesmo deu lugar para uma geração de artistas apoiada em leis de incentivo e que sonham em tocar no circuito Sesc a vida inteira”, explica o roteirista e produtor Alexandre Petillo.
Petillo, aliás, participa de um bate-papo, junto com o diretor de fotografia André Pires e o produtor executivo Erick Miranda. A conversa acontece logo após a exibição do filme.
A entrada é gratuita, mas os ingressos precisam ser retirados com antecedência na central de atendimento do Sesc.
Sem Dentes Banguela Records e a Turma de 94
Quando: sábado (12)
Onde: Sesc Taubaté
Horário: 14h
Valor: gratuito
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
