Rihanna foi cancelada?

Comunidade mulçumana acusa cantora de intolerância religiosa

Escrito por: Meon Redação3 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Na primeira sexta-feira de outubro (2), a cantora Rihanna lançou o primeiro episódio do desfile de moda de sua marca Savage x Fenty, na plataforma do Amazon Prime Video. Logo após, lançou o teaser referente ao próximo capítulo. Diversas pessoas assistiram e não viram defeito algum, entretanto, a comunidade mulçumana não reagiu da mesma forma.

Houve uma enorme sucessão de compartilhamentos no Twitter e diversos comentários atacando, tanto a cantora, quanto a plataforma e os produtores do evento. Tratava-se de apenas mais um lançamento de lingeries, que assim como a marca de maquiagens Fenty Beauty, tinha como foco principal a inclusão de todos os tipos de peles e corpos. Entretanto, ao contrário do que prometera, a marca lançou uma inclusão restrita, já que ofendeu e deixou de fora os seguidores do islã.

Durante o desfile das modelos, ao fundo tocava uma música que era nada menos do que um remix das palavras contidas no Hadith – segundo livro mais importante para o Islã, já que é uma coletânea de palavras ditas pelo profeta Maomé e que complementam os dizeres do Alcorão. Ainda assim, os descuidos não pararam por aí. No vídeo é possível encontrar modelos que estão apenas de lingerie utilizando um véu na cabeça, que pela forma como foi colocado remete muito ao Hijab (véu utilizado por mulheres mulçumanas) e que tem um simbolismo de modéstia, coisa que no desfile não tinha.

Sobre o ocorrido, Rihanna fez um post agradecendo aos fãs que repararam nos erros e os evidenciaram, para que assim eles não venham mais a ocorrer. Além disso, pediu desculpas por ela e sua equipe, e disse que eles irão se policiar.

Outrossim, fãs muito indignados trouxeram a tona um escândalo anterior da carreira da artista, no qual ela viajou para Abu Dabhi para fazer algumas fotos mais exóticas, e para isso fez o ensaio na Mesquita Sheikh Zayed, da qual ela foi convidada a se retirar. Segundo a Mesquita, Rihanna teria feitos fotos muito sensuais e inadequadas para um templo religioso; além disso, ela teria entrado em áreas que não são permitidas para turistas, sem uma expressa autorização. Contudo, ao retornar para casa, ela ainda assim postou as fotos e foi massacrada pelos seus fãs mulçumanos.

Portanto, é extremamente visível que a cantora foi desrespeitosa diversas vezes para com a religião, e que deve sim ser cobrada de explicações e reparar seus erros. Mas é importante ressaltar que a cultura do cancelamento não é válida de forma alguma, visto que não permite que os indivíduos cometam erros e os concertem, muito menos aprendam com eles.

Parceria:

Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.

Tags:rotativoPublicado em:

Posts Relacionados