Sempre há um recomeço esperando por você
Alunos se sentem seguros e felizes ao voltar para as aulas presenciais na escola estadual Professor Meireles, em São José dos Campos


Após sete meses distantes agora é a hora de recomeçar. O período de incertezas já passou, os alunos estão felizes e aliviados em poderem retornar às atividades presenciais na Escola Estadual Professor Joaquim Andrade Meireles, em São José dos Campos.
“Eu estou achando psicologicamente necessário, a escola está segura, possui uma boa estrutura para receber os alunos, estou me sentindo alegre e bem em poder retornar”, relatou o aluno Guilherme Galvão, do segundo ano da escola.
“É um novo normal, tudo está diferente, e como diz a professora Priscila Lopes, ‘Precisamos aprender a sorrir com os olhos e abraçar com as palavras'”, continuou dizendo. “Devemos deixar de lado as coisas que não nos faz muito bem e correr atrás dos nossos sonhos. Recomeçar a lutar”.
Abordando as competências socioemocionais, como autoconfiança, respeito, foco e empatia, no primeiro dia de aula os professores fizeram um acolhimento diferenciado. Escolheram uma dinâmica que trouxe a alegria do acolhimento de uma forma sutil, divertida e seguindo todos os protocolos de segurança.
“Estou me sentindo muito feliz com o retorno, é um novo recomeço” relatou a aluna Gabrielle Caroline, do segundo ano da escola.

Segundo Sandro Luís Quintino, diretor da unidade, a escola vem seguindo todos os protocolos de segurança de acordo com o plano de retorno feito pela Secretária de Educação.
O distanciamento está marcado por todos os ambientes. A escola possui dois totens de álcool gel, um na entrada e outro próximo ao pátio. Ao entrarem, todos terão sua temperatura aferida. Além disso, o governo disponibilizou três máscaras para alunos e aos professores, que também receberam o face Shield.
A instituição preparou três salas para receber os estudantes, com capacidade máxima de oito alunos por turma, que é o equivalente a 20% de alunos matriculados em cada série. A escola construiu um cronograma para atender os estudantes que são divididos por turmas.
A carga horária também sofreu alterações, as aulas acontecem das 7:30 às 10:45. Mesmo nesse curto período os alunos estão recebendo a merenda normalmente, servida pelos próprios gestores.
O diretor continuou dizendo que achou importante esta retomada, pois alguns alunos que já estão desanimados, se chateando por ficar em casa, e com isso não estão conseguindo entregar as atividades dentro dos prazos. Ele finalizou dizendo:
“Eu acredito que foi um retorno propício para manter o equilíbrio emocional com os alunos que estão retornando. Visto que os mesmos estão dentro de uma prioridade de atendimento, alguns não possuem acesso as mídias sociais, outros com dificuldades acadêmicas e só estão retornando os que os pais autorizaram”.

Mesmo com o retorno de 20% dos alunos, a unidade mantém as aulas híbridas, presenciais e remotas. A nova fase ainda é uma surpresa para todos, mas nada os impede de recomeçar da melhor maneira possível.
Parceria:

Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.
Aluna do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Joaquim Andrade Meirelles, em São José dos Campos
