Injustiça no Futebol
Goleiros recebem bem menos que os outros ateltas em campo

Desde que o futebol foi criado, há uma certa injustiça quanto aos salários dos goleiros. Normalmente, eles recebem bem menos em comparação aos demais jogadores.
A situação é tão complicada que muitas vezes, os goleiros recebem menos que os reservas de linha, mesmo eels estando como titulares. Segundo Cristiano Alberto de Jesus, mais conhecido como Chico, ex-goleiro profissional que jogou pelo Botafogo (RJ), Taquaritinga, Comércio, São José e Clube Atlético Joseense, ele já passou pela situação de receber menos e até de não receber. Inclusive, esse é um dos motivos pelos quais decidiu não seguir carreira profissional.
O goleiro é um jogador diferenciado do restante do time porque joga em uma posição diferente, tem um treinamento específico e desempenha uma função muito distinta dos demais. Isso causa a sensação de que ele pode ser inferior, mesmo que todos saibam que ele é um jogador igual.
Em uma posição de risco, o goleiro fica exposto a choques ou impactos fatais. Um exemplo disso foi um dos melhores goleiros da história, o Petr Čech, que sofreu uma joelhada na cabeça, teve que passar por uma cirurgia no crânio e passou a usar capacete para se proteger. O caso do goleiro Bert Trautmann é outro exemplo. Ele viveu uma história difícil de acreditar: em 1956, na final da Copa da Inglaterra entre Manchester City e Birmingham, nos minutos finais, ele quebrou o pescoço e jogou por 17 minutos naquela condição. E ainda assim, conquistou o campeonato. Mas, infelizmente, goleiros já morreram durante partidas.
Num jogo, todos erram, mas a falha do goleiro é mais aparente e decisiva. Ele é mais cobrado por seus erros, não apenas pelo time e pelo técnico (o que é normal, quando na medida certa), mas também pela imprensa e pela torcida. Não que os jogadores de linha não sejam cobrados, mas a falha do goleiro costuma ter mais destaque, exigindo dele uma margem mínima de erro.
Benício Strazzieri Manço – 7º ano – Colégio Moppe

Posts Relacionados

Meon abre 10ª temporada do projeto Meon Jovem Jornalista para estudantes da RMVale

Meon abre 10ª temporada do projeto Meon Jovem Jornalista para estudantes da RMVale

Premiação da 9ª temporada do Meon Jovem aconteceu neste sábado (29)
