Militares do Iraque aparecem em vídeos de tortura em Mossul
O exército iraquiano lançou neste domingo (19) uma nova ofensiva para tentar reconquistar a parte oeste da cidade de Mossul, sob domínio do grupo extremista Estado Islâmico (EI). O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, fez o anúncio em transmissão da emissora estatal, ressaltando que as forças governistas estão "se movendo para li

O exército iraquiano lançou neste domingo (19) uma nova ofensiva para tentar reconquistar a parte oeste da cidade de Mossul, sob domínio do grupo extremista Estado Islâmico (EI).
O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, fez o anúncio em transmissão da emissora estatal, ressaltando que as forças governistas estão “se movendo para libertar o povo de Mossul da opressão do EI.
As forças iraquianas tomaram o controle de Mossul no mês passado, mas a parte ocidental ainda permanece sob domínio do Estado Islâmico. As informações são da agência de notícias Ansa.
O anúncio da ofensiva, porém, foi ofuscado por um vídeo publicado nas redes sociais que mostra militares iraquianos praticando torturas pelas ruas de Mossul. O jornal The Guardian, da Grã Bretanha, que revelou o vídeo, informou que as imagens foram postadas em páginas que apoiam o exército de Bagdá, capital do Iraque, e contêm cenas de homens de uniforme militares violentando pessoas que aparentam ser civis e obrigando-as a imitarem animais.
Outras imagens exibem execuções sumárias pelas ruas. O vídeo, além de enfraquecer a ofensiva governista em Mossul, pode fazer os militares perderem apoio público na batalha contra o Estado Islâmico, de acordo com organizações de direitos humanos.
Posts Relacionados

Casa Branca publica que os EUA “nunca serão um país comunista” durante eleições americanas

Crise do Ueno Bank leva protestos a Assunção e abala governo de Santiago Peña no Paraguai

Primeiro papa a votar nos EUA: Leão XIV envia cédula pelo correio para a eleição desta terça
