A Patrulha Maria da Penha, da Prefeitura de São José dos Campos, ampliou os serviços prestados à população e está atendendo também na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). O objetivo é garantir ainda mais acolhimento e proteção a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Pela proximidade com o atendimento da DDM, a equipe da GCM (Guarda Civil Municipal) que faz parte do Programa Patrulha Maria da Penha pode atuar como um elo de conexão entre o atendimento da Polícia Civil e o encaminhamento dos casos ao Judiciário por meio da Vara da Violência Doméstica e Familiar.
Atuando na DDM, a Patrulha também otimiza a integração com a rede municipal de apoio às vítimas de violência familiar, orientando as mulheres sobre os serviços disponíveis na Prefeitura e facilitando o encaminhamento dos casos aos programas específicos da Secretarias de Apoio Social ao Cidadão --como o Creas-- e da Secretaria de Saúde.
“A Patrulha Maria da Penha, sediada na Delegacia de Defesa da Mulher, tem sido uma união de esforços entre Estado e Município, em prol da vítima de violência doméstica”, afirmou a Delegada da DDM de São José dos Campos, Tatiana Braun de Mattos Anjo.
Ocorrências
Já foram atendidas 389 ocorrências e 74 agressores foram presos pela Patrulha Maria da Penha, que atende mulheres vítimas de violência que possuem medida protetiva concedida pela Justiça. Atualmente, 62 mulheres são assistidas. O atendimento na DDM faz parte do Plano de Gestão do atual governo.
A Justiça encaminha à Patrulha mulheres que podem participar do programa. Após a inclusão dessas mulheres, começam os patrulhamentos preventivos nos locais frequentados pelas vítimas.
Em casos determinados pela Justiça, a vítima também pode receber um dispositivo de emergência. Quando acionado, o dispositivo dispara um alerta no CSI (Centro de Segurança e Inteligência) com a localização da vítima em tempo real para que as equipes possam ser acionadas.
Sesc São José recebe encontro sobre Desenvolvimento Sustentável
Evento com palestras sobre sustentabilidade acontece neste sábado (6)
São José enfrenta Comercial pelas quartas da Copa Paulista
Primeiro jogo é em Ribeirão Preto neste domingo (7)
SJC: Aeroporto ultrapassa 50 mil passageiros desde retomada
SJK Airport tem opções para capitais do Nordeste, do Sul do país e para Argentina
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.