Minha São José

Prefeitura de São José dos Campos inicia processo de recertificação da Cidade Inteligente

Município passará pela revalidação do certificado de Cidade Inteligente pela ABNT

Escrito por Léo Arruda

05 JAN 2023 - 09H53

Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta semana o processo de revalidação do certificado de Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável concedido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em março de 2022.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/J9tOJR941pSCHetlODmHS2

A certificação de acordo com três normas internacionais ISO (37120, 37122 e 37123) tem validade de um ano.

Nesta quarta-feira (4), foi publicada portaria no Diário do Município criando um comitê consultivo destinado ao trabalho da recertificação.

Foram nomeadas 33 pessoas, entre servidores municipais e integrantes do Parque Tecnológico e de uma consultoria especializada para trabalharem no processo.

Divulgação/PMSJC
Divulgação/PMSJC


O grupo seguirá o mesmo método de trabalho realizado por ocasião da primeira certificação. As secretarias municipais e órgãos vinculados ao município, como Urbam (Urbanizadora Municipal S/A), fornecem informações e evidências do cumprimento dos indicadores solicitados nas normas internacionais.

Também serão coletados e atualizados informações relacionadas a órgãos estaduais como Sabesp e Cetesb, entre outros. O trabalho de revalidação deve durar três meses.

Certificação

São José foi o primeiro município brasileiro a ser certificado como Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável, com base em três normas internacionais ISO, regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

Entre os indicadores que levaram São José dos Campos a receber os títulos estão práticas inovadoras de gestão pública. Entre eles, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança do país.

A Linha Verde, corredor sustentável com a utilização de ônibus 100% elétricos, também teve avaliação de destaque.

Adenir Britto/PMSJC
Adenir Britto/PMSJC


Também foram reconhecidas com nível de excelência o sistema de coleta de resíduos, coleta e tratamento de esgoto, cobertura de 100% da área urbana e rural com lâmpadas de LED, novo sistema de estacionamento rotativo, semáforos inteligentes, serviço de monitoramento por satélite e análise e detecção de mudanças no território, entre outras iniciativas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Léo Arruda, em Minha São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.