Ministério da Saúde investiga caso suspeito de coronavírus em Lorena
A informação consta no boletim semanal divulgado pelos órgãos desta quarta-feira (26). A paciente é uma mulher que teria viajado para a Itália e retornado ao Brasil recentemente.


Atualmente, o estado de São Paulo monitora 11 casos suspeitos da doença
Reprodução/Josué Damacena/IOC/Fiocruz/Agência Brasil
O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde monitoram um caso suspeito de coronavírus (Covid-19) em Lorena. A informação consta no boletim semanal divulgado pelos órgãos desta quarta-feira (26).
A paciente é uma mulher que viajou para a Itália e retornou ao Brasil na segunda quinzena de fevereiro. Segundo a Prefeitura de Lorena, ela apresentou sintomas semelhantes da doença (febre, tosse e dificuldade para respirar) e passou por uma bateria de exames. As amostras de sangue foram encaminhadas para a Secretaria de Estado de Saúde e não há previsão para o resultado.
A prefeitura adiantou, porém, que a paciente já teve diagnóstico positivo para dengue. Ela está em casa, em observação, e passa bem. Não foi informado a idade e o bairro onde a mulher reside.
Atualmente, o estado de São Paulo monitora 11 casos suspeitos da doença, todos em pacientes adultos. Desse total, nove pessoas moram na capital paulista, um em Lorena e outro em São Roque, no interior do estado.
O primeiro caso de Covid-19, nome científico dado ao novo coronavírus, confirmado no Brasil foi na cidade de São Paulo. Trata-se de um homem que, em fevereiro, esteve na Itália e retornou ao Brasil na última sexta-feira (21) com sintomas suspeitos. O paciente procurou atendimento médico no Hospital Israelita Albert Einstein, que deu a confirmação oficial para a doença na terça-feira (25).
Atualmente, a Itália passa por um susto da doença com o registro de 12 mortes até esta quarta-feira (26). O país é o mais afetado de toda a Europa, com 374 pessoas diagnosticadas com coronavírus.
Como o coronavírus é transmitido?
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
gotículas de saliva;
espirro;
tosse;
catarro;
contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe. O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa quando estiver doente;
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Posts Relacionados

Dutra e Rio-Santos passam por recapeamento após fortes chuvas na região; veja datas e locais

São José disponibiliza cadastro facial para entrada no Estádio Martins Pereira

Vale Rodeio Show deve atrair mais de 100 mil pessoas em São José
