Morre Benedicto Sergio Lencioni, ex-prefeito de Jacareí, aos 90 anos
Professor, advogado, historiador e escritor, Lencioni comandou a Prefeitura por dois períodos e dedicou parte da vida à preservação da memória do município

Jacareí perdeu nesta quarta-feira (26) um dos personagens mais conhecidos de sua história política. Benedicto Sergio Lencioni, ex-prefeito do município, morreu aos 90 anos. Ele estava internado em São José dos Campos após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). A família ainda não informou a causa da morte.
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
Conhecido pelas iniciais BSL, Lencioni nasceu em Jacareí, em 23 de maio de 1936, e construiu uma trajetória que passou pela política, educação, advocacia e pesquisa histórica. O Arquivo Público e Histórico de Jacareí mantém documentos relacionados à sua vida e produção intelectual.
Mais de quatro décadas na vida pública
A trajetória política de Lencioni começou ainda jovem. Aos 23 anos, foi eleito vereador de Jacareí pela primeira vez, em 1959. Anos depois, retornou à Câmara Municipal e chegou à presidência do Legislativo entre 1970 e 1971.
Ele disputou a Prefeitura de Jacareí quatro vezes e foi eleito em duas oportunidades.
O primeiro mandato ocorreu entre 1977 e 1982, com Dionísio Ottoboni como vice-prefeito. Depois, Lencioni voltou ao Executivo municipal para o período de 1997 a 2000, tendo Armando Fiorentino Gullo como vice.
Durante suas administrações, participou da implantação de projetos e estruturas que marcaram o desenvolvimento da cidade, entre eles o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a Fundação Pró-Lar e a Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”. Também foram construídas escolas de ensino fundamental e implantadas unidades de atendimento de saúde nos bairros, os chamados PAIMs.
Um pesquisador da história de Jacareí
Além da política, Lencioni dedicou grande parte da vida à pesquisa sobre a história do município.
Professor na Escola Silva Prado na década de 1970, ele reuniu documentos, relatos e informações sobre personagens e acontecimentos de Jacareí e escreveu livros e artigos relacionados à memória da cidade. Também integrou instituições voltadas à pesquisa histórica e à literatura, como a Academia Jacarehyense de Letras.
Essa atuação fez com que seu legado ultrapassasse os períodos em que esteve à frente da Prefeitura. Para além dos cargos públicos, BSL tornou-se também um dos responsáveis por registrar e preservar parte da história de Jacareí para as futuras gerações.
Velório e sepultamento
As providências para o velório e o sepultamento estavam sendo organizadas nesta quarta-feira. O sepultamento deverá ocorrer no Cemitério Municipal do Avareí, em Jacareí.
A morte de Lencioni encerra uma trajetória de mais de seis décadas ligada à vida pública e cultural de Jacareí, marcada pela atuação como vereador, presidente da Câmara, prefeito, professor, advogado, escritor e historiador.
Posts Relacionados

Prefeitura de Jacareí promove capacitação em primeiros socorros para servidores da rede municipal

Prefeitura de Jacareí intensifica combate à dengue com Cata-Treco, nebulização e vacinação

Jacareí amplia planejamento familiar e contabiliza mais de 435 implantes contraceptivos na rede municipal
