MP investiga diretor de presídio de Caraguá que levava detentos a festas

Em um dos casos, chegou a levar um condenado a 25 anos de prisão

Escrito por: Meon Redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140317_cdpcaragua_1

Diretor-geral do CDP de Caraguá levava presos a festas em sua casa

Divulgação

O Ministério Público abriu nesta terça-feira (22) uma ação para investigar o diretor-geral do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba, Renato Benetti.

Ele é alvo de um processo por improbidade administrativa por supostamente levar detentos em festas em sua casa, mostrada em uma reportagem da TV Globo. O promotor Valter Luciano Leles Junior é quem está à frente do caso.

Testemunhas confirmaram que as festas aconteciam sem nenhum tipo de escolta. Em um dos casos, teria tido a participação de Luiz Carlos de Moraes Rodrigues, que foi condenado a 25 anos de prisão.

Segundo o MP, em depoimento à Promotoria de Justiça de Caraguatatuba, o diretor teria confessado a participação de presos em festas em sua casa.

A Promotoria pediu que o diretor seja condenado por improbidade administrativa, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos e multa. Além disso, também foi pedido o congelamento dos bens de Renato Benetti, que são de aproximadamente R$ 200 mil.

Outro lado

Por nota, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informa que na época da denúncia o Secretário determinou a apuração dos fatos pela Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário.

Após diligências e oitivas, a Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciária encontrou indícios de possíveis irregularidades, sendo o processo encaminhado à Procuradoria de Procedimentos Disciplinares com proposta de instauração de sindicância em desfavor do servidor.

Publicado em: