Mulheres na política ainda enfrentam desqualificação baseada na vida pessoal

A presença feminina na política tem avançado, mas ainda esbarra em um padrão recorrente: a tentativa de deslegitimar mulheres por meio de narrativas que exploram sua vida pessoal, desviando o foco de sua atuação pública.

Escrito por: Meon Redação3 min de leitura
renata_paiva_e_leticia_aguiar-803540

A presença feminina na política tem avançado, mas ainda esbarra em um padrão recorrente: a tentativa de deslegitimar mulheres por meio de narrativas que exploram sua vida pessoal, desviando o foco de sua atuação pública.

Esse fenômeno não é exclusivo do Brasil. Nos Estados Unidos, a trajetória de Hillary Clinton foi, por anos, atravessada por julgamentos que extrapolavam sua atuação política. Episódios de sua vida pessoal foram frequentemente utilizados para questionar sua credibilidade e liderança, em um nível de exposição raramente aplicado a homens.

Outro exemplo emblemático é o de Sarah Palin. Durante a campanha eleitoral de 2008, a gravidez de sua filha adolescente foi amplamente explorada publicamente. Um assunto estritamente privado passou a ser usado como instrumento de ataque político, deslocando o debate de propostas e gestão para julgamentos pessoais e morais.

No Brasil, relatos semelhantes também se repetem. A deputada estadual Leticia Aguiar, vice-líder do PL na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), tem chamado atenção para um cenário que, segundo ela, vai além de casos isolados: a persistente desvalorização da mulher.

De acordo com a parlamentar, o tema tem sido recorrente em conversas com deputadas, vereadoras, prefeitas e mulheres em posições de liderança em diferentes regiões do estado. Em visitas e agendas realizadas nos municípios onde atua, Leticia afirma ter identificado um padrão semelhante de relatos, mas também um sentimento de identificação e fortalecimento.

Segundo a deputada, as mulheres que ingressam na vida pública relatam experiências comuns de cancelamento, desqualificação e redução de sua atuação, tanto na mídia quanto no ambiente político e em iniciativas sociais.

“A todo tempo tentam desqualificar a mulher na política. Machismo, violência intelectual, perseguição e misoginia ainda fazem parte da realidade de muitas mulheres que decidiram ocupar esse espaço”, afirmou a parlamentar.

Casos como esses evidenciam um padrão: mulheres em posições de poder são frequentemente avaliadas por critérios diferentes. Em vez de suas decisões, projetos e resultados, aspectos pessoais passam a ocupar o centro da narrativa.

Entre os principais pontos observados estão a desqualificação da trajetória profissional, invisibilização de resultados concretos, redução da mulher a relações pessoais ou familiares e a construção de narrativas que desviam o foco da atuação pública.

Esse tipo de abordagem contribui para um ambiente mais hostil à participação feminina e reforça desigualdades históricas. Ao mesmo tempo, evidencia a necessidade de amadurecimento do debate público, para que a avaliação de lideranças seja baseada em competência, entrega e responsabilidade — e não em aspectos privados.

Ampliar a presença feminina na política passa, portanto, não apenas por representatividade, mas por uma mudança na forma como essas mulheres são analisadas e retratadas.

Em fala firme, a pré-candidata a deputada federal pelo MDB, Renata Paiva, destaca a importância da presença feminina nos espaços de poder e critica ataques à vida pessoal como forma de deslegitimar mulheres na política

“A presença de mulheres na política não é uma concessão, mas sim uma necessidade para que o Brasil avance com mais equilíbrio, sensibilidade e justiça. Ainda enfrentamos um ambiente marcado pela misoginia, onde nossas ideias são frequentemente desconsideradas e nossa trajetória é questionada de forma desproporcional. Soma-se a isso uma realidade preocupante, a violência doméstica e estrutural que ainda atinge tantas mulheres e que, muitas vezes, também se reflete na tentativa de nos afastar dos espaços de decisão. Isso não é apenas desigualdade, e sim uma tentativa de silenciamento. Mas seguimos firmes, porque ocupar esses espaços é abrir caminho para que outras mulheres possam estar onde quiserem, inclusive nos lugares de decisão”.

Tags:destaquerotativoPublicado em: