Mundo

45 dias: Liz Truss renuncia ao posto de primeira-ministra do Reino Unido

A líder do partido conservador não resistiu após crise de confiança em seu mandato

Escrito por Emerson José

20 OUT 2022 - 12H00 (Atualizada em 08 JUN 2023 - 09H18)

Daniel LEAL / POOL / AFP

Um mês e meio. Foi esse o tempo que durou o mandato da ex-primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. A política renunciou ao posto nesta manhã, 20, em comunicado ao Rei Charles 3º e a Graham Brady, líder do comitê que irá indicar o novo primeiro-ministro.

+ Leia mais notícias da Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/J9tOJR941pSCHetlODmHS2

Liz substituiu o então premier Boris Johnson, que enfrentava um severo desgaste junto à opinião pública e ao mercado por causa da condução da saída da Grã-Bretanha da zona do Euro e na pandemia do covid-19.

A líder do partido conservador foi eleita com base num programa liberal de corte de impostos e subsídios às contas de energia, que aumentaram 300% nos últimos dois anos. Porém, as incertezas de como isso seria feito gerou insatisfação no mercado. Houve mudança do ministro das finanças. O atual, Jeremy Hunt, reverteu as medidas da então primeira-ministra, o que aprofundou o desgaste e a pressão sobre ela.

Jessica Taylor/REUTERS
Jessica Taylor/REUTERS


Liz anunciou que “este é um momento de grande instabilidade econômica e internacional". A guerra na Ucrânia e as ações da Rússia quanto ao fornecimento de gás para a Europa também foram citadas pela ex-primeira-ministra como dificuldades adicionais para a condução de seu plano econômico. "Esta manhã, encontrei o presidente do Comitê de 1922, Sir Graham Brady. Concordamos que haverá uma eleição de liderança a ser concluída dentro da próxima semana. Isto garantirá que permaneçamos em nome de nossos planos fiscais, da estabilidade econômica e a segurança nacional de nosso país. Eu permanecerei como primeira-ministra até que um sucessor seja escolhido", afirmou.

A escolha de novo político para o cargo deve ocorrer com os postulantes concorrendo entre si e sendo votados de etapa em etapa pelos representantes do Partido Conservador eleitos. Após essa fase, todos os filiados do Partido Conservador no Reino Unido participam da escolha numa espécie de referendo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Emerson José, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.