A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou nesta quinta-feira (5) a missão Proba-3, destinada a investigar o Sol e os potenciais impactos do clima espacial na Terra. O lançamento ocorreu a bordo do foguete PSLV-XL, operado pela Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO), a partir do Satish Dhawan Space Centre. O evento, que estava agendado para o dia anterior, foi adiado devido a um problema técnico.
A missão Proba-3 consiste em um sistema de dois satélites que, ao longo de dois anos, irão analisar a coroa solar, camada externa do Sol. Esse estudo é crucial para prever os efeitos de tempestades solares e outros fenômenos espaciais que podem afetar a tecnologia e a economia da Terra. Com essa missão, a ESA pretende avançar no entendimento do comportamento solar e suas consequências no ambiente terrestre.
O Proba-3 se junta ao Solar Orbiter, também da ESA, e amplia as capacidades da agência em pesquisas solares. Após o lançamento, M. Jayakumar, diretor da missão PSLV, confirmou que o satélite foi inserido com sucesso em órbita, às 7h58 (horário de Brasília).
Jacareí: Acesso ao Parque Meia-Lua, pela Via Dutra, será interditado neste domingo (26)
No local, será instalado radar de velocidade
Dia Mundial de Combate à Hanseníase é neste domingo (26)
Conheça sintomas e tratamentos da doença
PRF faz escolta de carga de grandes dimensões na Via Dutra
Transformador tem peso de 518,6 toneladas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.