Mundo

Após mais de dois anos, casal sequestrado pelo Hamas se reencontra

Avinatan Or foi libertado nesta segunda-feira (13)

Escrito por Meon

13 OUT 2025 - 18H00

Forças de Defesa de Israel / Divulgação

O reencontro entre Noa Argamani e Avinatan Or emocionou Israel nesta segunda-feira (13), após mais de dois anos separados pelo sequestro durante a invasão do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro de 2023. A foto do momento foi divulgada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) nas redes sociais, com a legenda: “Noa Argamani e Avinatan Or juntos de novo, finalmente.”

O casal foi sequestrado durante o ataque ao festival de música Nova, no deserto do Neguev — um dos episódios mais marcantes da ofensiva terrorista. Noa se tornou símbolo da tragédia, após um vídeo viral mostrar o momento em que ela era levada de moto por homens armados do Hamas, gritando por socorro.

Noa completou 26 anos em cativeiro, e sua história comoveu o mundo. Sua mãe, Liora Argamani, de origem chinesa e diagnosticada com uma doença terminal, chegou a fazer um apelo público aos sequestradores, pedindo para ver a filha antes de morrer. Em junho de 2024, Noa foi resgatada com vida em uma operação militar israelense que libertou quatro reféns.

Desde então, ela tem sido uma voz ativa pela libertação dos demais sequestrados. Em fevereiro deste ano, Noa discursou na ONU, relatando os horrores que viveu e descrevendo o resgate como “um milagre”.

Já Avinatan Or, de 32 anos, foi libertado nesta segunda-feira (13) no âmbito do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Nascido em uma família religiosa da colônia de Shilo, na Cisjordânia, ele possui também nacionalidade britânica e estudou engenharia em Beersheva, no sul de Israel, onde planejava viver com Noa antes do ataque.

O reencontro, amplamente compartilhado nas redes, se tornou símbolo de esperança e superação após um dos períodos mais sombrios da história recente de Israel.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.